O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal), por meio do Núcleo de Vigilância de Animais Peçonhentos - escorpiões, aranhas, serpentes e outros, disponibiliza serviços de prevenção e controle de acidentes com animais dessa natureza, com orientações educativas. O Município de Natal, até o segundo quadrimestre de 2021, registrou 1.153 acidentes por animais peçonhentos notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), destes, 86,82% envolve escorpiões, que corresponde a 965 vítimas.

O Núcleo objetiva o desenvolvimento de estratégias e atividades de serviços de saúde voltados para a vigilância e controle dos agravos de acidentes causados por esses animais.

Entre as atividades está a atuação com captura de animais nos atendimentos domiciliares; coleta dos animais peçonhentos nas unidades de saúde - acidentes notificados; identificação e manejo de animais peçonhentos; inspeção domiciliar por animais peçonhentos, entre outros serviços.

O CCZ é responsável pelo o atendimento domiciliar de captura desses animais, investigação dos acidentes notificados, além de prestar informações específicas, em casos de urgência, aos profissionais de saúde quando solicitado. O setor ainda leva informações, educação e prevenção ao conhecimento da população. Os telefones do CCZ/NVAP para esclarecimento e orientações são: 3232-8235 / 3232-8237.

“Em Natal as vítimas de acidentes com animais peçonhentos, devem ser atendidas nas UPAs, que são responsáveis pelo primeiro atendimento. Os casos avaliados e classificados de moderado a grave devem ser encaminhados imediatamente para unidades de referências que são o Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes, para pacientes até 14 anos, e o Hospital Giselda Trigueiro para pacientes adultos”. Essa regulação ocorre em caso de necessidade do uso de antivenenos, esclareceu Juraci Lima, responsável técnica do Núcleo.

A população de Natal pode contar também com o Ceatox/RN que funciona com plantão 24h, para casos de acidentes com animais peçonhentos e outras intoxicações, pelos telefones e whatsapp: 0800 281 7005, (84) 98803 4140/ 98125 1247. O serviço orienta sobre a conduta do atendimento, e quando necessário a transferência, o fluxo de regulação para as unidades de referências.

A SMS/Natal orienta a população de Natal para evitar acidentes com esses animais peçonhentos, em situações como: inspecionar roupas, calçados, toalhas de banho e rosto, roupas de cama, panos de chão e tapetes, antes de usá-los; não depositar ou acumular lixo, entulho e materiais de construção, junto de habitações; manter limpos os locais como, jardins, quintais, terrenos baldios e galpões, próximos das residências, colocar soleiras nas portas e telar ralos dos banheiros.