A Prefeitura do Natal terá dois novos pontos de vacinação contra a Covid-19: Natal Shopping e Centro de Convenções. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal) vai disponibilizar o serviço de 07 a 12 de dezembro de 2021 nos locais onde haverá retirada de abadás do Carnatal com a aplicação da segunda e terceira dose dos imunizantes para quem ainda não completou seu esquema vacinal. Paralelo a isso, uma equipe do evento estará nesses locais atuando na verificação do esquema vacinal da população que vai participar, quem estiver com as duas doses receberá uma pulseira que comprova que o folião está imunizado. Só com essa pulseira mais acesso ao evento é que o folião estará apto a participar do Carnatal.

O horário de atendimento dos serviços é diferenciado dos demais pontos de vacinação de Natal. Na terça-feira (07), as equipes atuam no horário das 09h às 19h; na quarta-feira (08), o horário de atendimento será de 09h às 20h; e de quinta-feira (09) a domingo (12) os serviços funcionam das 09h às 16h30. Ao se vacinar, é necessário passar pela certificação para colocar a pulseira de acesso. Durante o evento, de 09 a 12 de dezembro, a colocação da pulseira acontecerá no portão Q do Arena das Dunas, diante da certificação comprovada de vacinação.

"Essa estratégia a gente vê como uma forma de facilitar ainda mais o acesso à vacinação, já que o local vai funcionar em horário diferenciado, e de maneira ainda mais próxima da população. Apesar disso, a gente continua o chamamento para que a população em geral vá a qualquer ponto de aplicação completar seu esquema vacinal, seja nos drives, unidades básicas de saúde ou ainda no trailer da árvore de Mirassol", comenta George Antunes, Secretário de Saúde de Natal.

Em Natal, qualquer pessoa a partir dos 12 anos pode se vacinar com a primeira dose. Os prazos de segunda dose variam conforme o imunizante recebido, estando apto para a segunda dose da Oxford qualquer munícipe que tenha tomado a D1 até 20 de setembro (ou 60 dias de intervalo); e a D2 de Pfizer disponibilizada para qualquer indivíduo que tenha recebido a primeira dose há 21 dias de intervalo.

A terceira dose vem sendo aplicada para população em geral com 47 anos e mais, há cinco meses de conclusão do esquema vacinal; trabalhadores e profissionais da saúde com 18 anos e mais, com esquema vacinal completo há pelo menos seis meses; e imunossuprimidos dentro da classificação do Ministério da Saúde ou fazendo uso de drogas imunossupressoras, que tenham completado o esquema de vacinação há pelo menos 28 dias (verificar em vacina.natal.rn.gov.br) .