O Encontro de Ciências, Cultura e Inovação (ECCI), que acontece no Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo, no Alecrim, desde quarta-feira (1º), será encerrado na manhã desta sexta-feira (03) com a palestra “Cidades Inteligentes: conceitos e iniciativas locais”, a ser proferida pelo professor Frederico Lopes, do Instituto Metrópole Digital da UFRN. O “Desafio de Robótica” que constava da programação para acontecer às 15h, no Praia Shopping, foi cancelado.

O ECCI é promovido pela Prefeitura do Natal e coordenado pela Secretaria Municipal de Planejamento, com apoio da Funcarte e das secretarias de Cultura e de Trabalho e Assistência Social, e tem o objetivo de fomentar, discutir e gerar conhecimentos voltados à promoção do empreendedorismo, inovação e gestão no município do Natal. O público-alvo é formado por estudantes, professores, empreendedores e profissionais envolvidos com ciência, cultura ou inovação.

De acordo com a secretária de Planejamento de Natal, Joanna Guerra, o evento está na sua segunda edição (a 1º foi em 2019) e cumprindo a sua missão de levar conhecimento a diversos segmentos da comunidade. “Estamos recebendo muitas mensagens positivas e elogiosas à organização e à programação do evento, o que demonstra que estamos conseguindo alcançar o público com a informação e o conhecimento que as pessoas estão almejando”, disse a titular da Sempla.

Na manhã desta quinta-feira (02), as atividades ficaram com a produtora Audiovisual e doutoranda em Ciências Sociais, Danielle Brito, que ministrou uma “Oficina de elaboração de projetos”. À tarde, Flávio Freitas, artista plástico e diretor do Departamento de Artes Integradas da Funcarte, falou sobre a “Inclusão da temática cultural no contexto de projetos tecnológicos”.

Ainda à tarde, Danielle Brito abordou a visão de mercado de audiovisual no Rio Grande do Norte e a documentarista e produtora Audiovisual, Dênia Cruz, esclareceu sobre questões relacionadas a editais culturais e desafios do segmento audiovisual. Encerrando o dia, uma Mesa Redonda reunindo Danielle, Flávio e Dênia discutiu a “produção audiovisual e inovação criativa”.

No primeiro dia pela manhã, logo após a abertura feita pelo prefeito Álvaro Dias, o ECCI contou com a participação dos empresários José Lucena (COMJOL) e Ana Moura (Dantas&Moura Contabilidade) abordando o tema “Histórias inspiradoras”. À tarde, a publicitária Amanda Lai falou sobre “Transformação digital”, a professora do IMD/UFRN Iris Pimenta abordou a “Educação empreendedora” e Max Bruno, do Sebrae, discorreu sobre a “Legislação do empreendedorismo”.