Os índices de obesidade no Brasil continuam crescendo. Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo IBGE em 2019, mais da metade da população brasileira (57%) está na faixa de  sobrepeso. Definida pela OMS como doença crônica, a obesidade é tratada como problema de saúde pública pelo poder público. Na tentativa de promover uma mudança de hábitos e o estabelecimento de uma nova consciência alimentar, um grupo de nutricionistas e assistente social do Departamento de Segurança Alimentar (DSA) da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social - Semtas, realizou na manhã desta quarta-feira (01), uma intervenção  na Feira da Agricultura Familiar no bairro de  Capim Macio. 

 

A atividade foi realizada pela equipe técnica do Banco de Alimentos da Feira da Agricultura, em parceria com estudantes do curso de nutrição da UFRN. Nos meses de outubro e novembro o grupo foi a Feira para entrevistar os comerciantes e analisar o consumo alimentar. Ao todo 25 agricultores participaram da pesquisa que também avaliou de indicadores de saúde (peso e pressão arterial). Setenta e oito por cento dos comerciantes entrevistados estão com excesso de peso, 14 deles foram diagnosticados com hipertensão. 

 

Na intervenção, a equipe também distribuiu o livreto “Da Terra à Mesa”, elaborado pelas estudantes,  com informações sobre a produção local e alimentação saudável e sustentável. O material também traz receitas para o preparo de pratos saudáveis que utilizam ingredientes comercializados na agricultura familiar. Durante a apresentação os feirantes puderam degustar duas receitas preparadas pelas nutricionistas. 

 

“Esse trabalho, na Feira da Agricultura Familiar busca estimular o público e os  feirantes a utilizar bem o produto que eles tem em mãos, para melhor aproveitá-lo. É preciso conhecer também a importância nutricional de cada alimento e que assim eles possam cada vez mais adotar uma alimentação mais saudável e garantir uma melhor qualidade de vida”, declarou Marlene Ramalho, diretora do Departamento de Segurança Alimentar da Semtas. 

 

 

Sobre a Feira  

Feira da Agricultura Familiar é um espaço de exposição e comercialização de produtos da agricultura familiar, administrado pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) por meio do Departamento de Segurança Alimentar (DSA) em parceria Emater, Semsur e Semdes e tem o objetivo de divulgar os produtos e dar visibilidade para a Agricultura Familiar Natalense. 

A Feira da Agricultura Familiar ocorre em dois endereços: Rua Ilce Marinho, bairro Capim Macio – quartas-feiras e Rua Otávio Lamartine, bairro Petrópolis – sextas-feiras, obedecendo o limite de 6 tendas e 48 bancas, com a distribuição de gêneros de acordo com viabilidade organizacional. O horário de funcionamento é das 5h às 11h.