Os estudantes matriculados no 5º e 9º ano das 72 escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Natal estão participando da Prova Brasil, realizada pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A Prova consiste em avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) e têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro. A avaliação acontece em todo o Brasil.

Em Natal, durante esta semana, a prova já foi realizada em 38 escolas, de um total de 72 unidades. São quase oito mil estudantes da Rede respondendo às questões de Língua Portuguesa, com foco em leitura, e Matemática, com foco na resolução de problemas, além de questionários socioeconômicos. As médias de desempenho nessas avaliações subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

“Os alunos da nossa rede estão realizando a avaliação do Saeb nas escolas. Os resultados dessas avaliações darão um parâmetro sobre as aprendizagens dos estudantes e servirão de norte para o planejamento de estratégias didáticas visando à apropriação de competências e habilidades previstas para cada etapa escolar", ressaltou a diretora do Departamento de Ensino Fundamental (DEF), professora Noélia Barbosa.  

 
Na Escola Municipal Professor Amadeu Araújo, situada no bairro Lagoa Azul, a Prova Brasil foi aplicada na quarta-feira (24) de forma bastante organizada. Para a aluna Letícia Torres, do 9° ano, a prova foi muito boa. “Gostei das questões, pois já vinha me preparando para realizar essa avaliação”, disse. Da mesma escola, Keven Ewerton Xavier, contou: “achei a prova bastante tranquila, teve umas questões que eu consegui tirar de letra, outras mais complicadas, mas deu para fazer sim”. Já Thallyson Henrique Pinto Targino, também do 9°ano, falou: “achei a prova bem fácil, realizei as questões de forma bem consciente”.    

 
O gestor pedagógico da E. M. Professor Amadeu Araújo, Harrison Dantas de Araújo Silva, afirmou que a aplicação da avaliação na escola ocorreu tranquilamente. “Os aplicadores estavam aqui no horário e a grande maioria dos alunos compareceram. Fizemos uma grande campanha para que ninguém deixasse de vir, apesar de sabermos que nesse período de pandemia, ainda tem exceção, e aqueles que estão somente no ensino remoto. Alguns que estavam no remoto fizeram esse esforço para estar aqui e realizar a prova, e graças a Deus ocorreu tudo sem maiores problemas”, frisou o diretor.   

 
A gestora pedagógica Cleyane Galvão de Lima, da Escola Municipal Henrique Castriciano, falou sobre a avaliação. “Esta é uma prova que acontece em toda a rede, e é importante, pois avalia o nível de aprendizado dos estudantes. Porém reforço que a avaliação, neste tempo de pandemia, aconteceu em um momento difícil”, avalia Lima.