A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), concluiu nesta terça-feira (9) a retirada de centenas de tendas, bancas e equipamentos de feiras que estavam obstruindo o passeio público na Rua Oeste, onde é realizada semanalmente a Feira da Cidade da Esperança. O trecho desobstruído localiza-se ao lado da linha férrea da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), a partir da Estação da Avenida Capitão-Mor Gouveia até o muro do Detran, numa extensão de cerca de 1,5 quilômetro.

A remoção das bancas dá cumprimento à Portaria 081/2017, da Semsur, que determina que todos os equipamentos devem ser retirados do local em, no máximo, 30 horas, após o encerramento de cada feira.

De acordo com o coordenador do Setor de Controle de Feiras, Paulo Rosemberg, a cidade do Natal não tem mais equipamentos de feira livre obstruindo vias públicas. O mesmo já aconteceu com as bancas que eram utilizadas na feira do Parque dos Coqueiros e do conjunto Santa Catarina que estavam localizadas também em áreas de passeio público.

Paulo explica que antes de realizar a operação de desobstrução, houve a convocação dos locadores de bancas no último dia 06/11, quando foram comunicados da decisão, estabelecido um prazo de quinze dias para retirada e foram orientados a remover os equipamentos para galpões e depósitos particulares.  “Não houve nenhuma reação contrária. Eles até fizeram a retirada de praticamente todos os equipamentos, antes mesmo do prazo previsto”.

A retirada das bancas da feira é uma antiga reivindicação dos moradores da região que reclamavam da insegurança e sujeira no local. Além do mau cheiro, a presença das bancas amontoadas umas sobre as outras servia de abrigo para roedores e insetos e até de esconderijo para pessoas que utilizavam o local para uso de drogas, assaltos e prostituição.

Para melhorar ainda mais as condições do local, a Semsur solicitou apoio da Urbana para garantir a limpeza do espaço após a realização da feira.