A Ronda de Proteção Escolar da Guarda Municipal do Natal (Rope/GMN) apoiou no sábado (23), a retirada de equipamento comercial instalado ilegalmente em área pública no conjunto Brasil Novo, Zona Norte da cidade. A ação se deu após denúncia da proprietária de uma residência que teve sua calçada tomada por uma armação de cobertura e equipamentos para comercialização de churrasquinhos. 

 
No momento que os guardas municipais e uma equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) chegaram ao local indicado pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) foi constatada a ilegalidade. Na área de esquina foi instalada uma cobertura com telha de fibra cobrindo parte da calçada. O autor da ilegalidade chegou também a pintar na parede do muro uma propaganda do comércio de rua que funcionava no horário noturno. 

 
O comandante da viatura do Rope/GMN, Ocimar Dantas, explicou que a estrutura de cobertura foi totalmente removida pela equipe de fiscalização, sendo o material apreendido e destinado ao setor responsável da Semsur. “Instalaram uma cobertura de um churrasquinho sem autorização da proprietária da casa e nem da Prefeitura, sendo assim foi determinada a demolição da instalação que se encontrava irregular”, explicou. 

 
A população pode contribuir com o combate a esse tipo de delito efetivando denúncias pelo número 190. No Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) há uma equipe de guardas municipais que repassam as informações para as unidades operacionais de patrulhamento da GMN.