A Residência Inclusiva celebrou o seu 6º aniversário de implantação no município de Natal. A data foi celebrada na tarde desta terça-feira (05) com uma comemoração especial entre os atendidos pela instituição e servidores. 

O evento contou com a presença do secretário da Semtas, Adjuto Dias, da secretária adjunta Maria José de Medeiros  e parte da equipe responsável pelo funcionamento do serviço.Durante a festividade foi realizada uma programação especial com sessão de musicoterapia para os usuários  e convidados, apresentação de dança e música ao vivo. 


O secretário da Semtas, Adjuto Dias, parabenizou os servidores pelas atividades desenvolvidas. “Hoje participamos de uma celebração muito importante que é a comemoração dos 6 anos de implementação da Residência Inclusiva no município. Pudemos perceber o quanto o acolhimento é fundamental para os usuários. Somos o único município do Rio Grande do Norte a ofertar esse tipo de serviço, acolhendo jovens e adultos com deficiência que estavam em risco social, dando a eles a inclusão e o cuidado que todos merecem”.


A Residência Inclusiva é a unidade da Semtas que oferta Serviço de Acolhimento Institucional, para jovens e adultos dos 18 e 59 anos com deficiência, que não dispõem de condições de autonomia. São residências adaptadas, com estrutura física adequada, localizadas em áreas residenciais na comunidade.

A secretária adjunta, Maria José de Medeiros, afirmou que as boas práticas do serviço são  baseadas em novos paradigmas de qualidade da oferta do serviço, e devem ser continuamente avaliadas em ambiente de transparência e de confiança. “Não podemos perder de vista o respeito e o cuidado com a realização pessoal e profissional de todos os dirigentes e colaboradores empenhados no dever de prestar o serviço adequado às pessoas com deficiência e garantir o direito a uma vida digna de qualidade participativa, e promover o desenvolvimento social ”, afirmou a secretária.

O funcionamento da unidade é ininterrupto, com cuidadores trabalhando em turnos de seis horas. A equipe técnica é composta por assistentes sociais, psicólogo,  terapeuta ocupacional, cuidadores, além de auxiliar de serviços gerais e cozinheira. Uma outra finalidade da casa é propiciar a essas pessoas a construção progressiva da autonomia e do protagonismo no desenvolvimento das atividades da vida diária, na participação social e comunitária.