Em noite com a presença de moradores, lideranças comunitárias e vereadores, a Prefeitura do Natal – por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana – iniciou nesta segunda-feira (27), no bairro de Nova Descoberta – Zona Sul da cidade, a apresentação do novo desenho do transporte público que irá nortear o processo de licitação que deve ser lançado em novembro. Esse foi o primeiro encontro de uma série de outras reuniões que serão realizadas com a comunidade.

Durante o encontro coordenado pela secretária adjunta de Transporte da STTU, Daliana Bandeira, foi apresentado um formato que promete viagens mais curtas e o sistema mais integrado.

De acordo com o órgão, com a nova proposta, a extensão média das viagens deve cair de 34 km para 19 km, deixando o sistema mais rápido. Serão 90 linhas, sendo 18 estruturais, atendendo 28 bairros, sendo 24 regionais, 10 diretas e 10 corujão. O número de viagens também deverá aumentar em 62%.

Um outro diferencial na proposta é que as novas linhas de bairros irão operar com tarifa reduzida e permitirão realizar a integração com outras linhas – onde o usuário pagará somente o complemento da tarifa para viagem final. Serão implantadas também sete (07) estações de integração nas regiões Sul, Oeste e Norte.

As propostas foram bem recebidas pela comunidade. De acordo com a liderança de Nova Descoberta, José Amaro (Dedé) “é muito importante que a secretaria traga essas propostas para a população e que possa escutar também as nossas solicitações.” A ativista Walkiria Kozakevic, Mãe da Revolta do Busão, destacou que esse processo precisa ser construído e efetivado o mais rapidamente possível. O modelo atual é pesado para o usuário – que precisa acordar mais cedo – e em alguns casos o trabalhador paga até duas tarifas nos seus deslocamentos para ir e mais duas tarifas para voltar para casa.”

Já para Edileusa Queiroz, presidente da Cooperativa de Transporte Alternativo de Natal (Transcoop), essa iniciativa foi maravilhosa. “Trata-se de uma discussão em que todos têm que participar e buscar a melhoria do sistema de transporte. Então, o órgão gestor está de parabéns em levar esse trabalho para as comunidades para que todos possam debater, sugerir e colaborar.”

De acordo com o titular da STTU, Paulo César Medeiros, "esse é um momento de fundamental importância para discutirmos a nova rede do sistema de transporte com os usuários e as comunidades. Daí a importância de mostrar como o novo formato vai operar.”

Ainda de acordo com a STTU, foi disponibilizada uma plataforma digital no site da Prefeitura para as pessoas que não puderem se fazer presentes na reunião possam contribuir com as discussões. A STTU também disponibilizou ainda o telefone 156 ,das 08 às 17h, para que o cidadão possa tirar suas dúvidas e colaborar. A ligação é gratuita.

Confira a seguir o cronograma de encontros com as comunidades nesta semana:

Terça-feira (28) – Lagoa Azul – Escola Municipal João Paulo II, Rua do Bambelô, às 18h30;

Quarta-feira (29) – Pajuçara – Escola Municipal Zuleide Fernandes, Av. Barragem Armando Ribeiro Gonçalves – 859, às 18h30;

Quinta-feira (30) – Nossa Senhora da Apresentação e Igapó – Escola Municipal Nossa Senhora da Apresentação, Rua José Luís da Silva – Loteamento Aliança, às 18h30;

Sexta-feira (01) – Potengi, Salinas e Redinha – Escola Municipal Professora Iapissara Aguiar, Rua Ilhéus, 2599 – Potengi, às 18h30.