Começou na manhã desta quinta-feira (9), a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social. A solenidade de abertura do evento aconteceu no auditório da STTU e contou com a participação do secretário municipal da Semtas, Adjuto Dias, do presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Saulo Spinelly, além de representantes de entidades socioassistenciais e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O evento aconteceu em formato híbrido e a abertura foi realizada pela ex-ministra do Desenvolvimento e Combate à Fome, Márcia Lopes, em uma conferência magna, transmitida pelo canal de YouTube da Prefeitura. 


A Conferência é um espaço de mobilização para a participação social que ocorre a cada dois anos, e em 2021 o tema é “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”. 


Para o titular da Semtas, a conferência torna visíveis os novos desafios sociais: “seguimos no esforço de implementar uma política de promoção social focada na cidadania e na efetivação do desenvolvimento sustentável consolidada na participação popular e na eficácia da universalização dos direitos”. Ao fim da conferência, serão designados os delegados que participarão da conferência estadual. 


O presidente do CMAS, Saulo Spinelly, iniciou as falas reiterando o sentimento de gratidão a todos os envolvidos no processo conferencial. “Essa conferência é um processo de extrema importância, aos conselheiros e todos que se empenharam para fazer acontecer. As mudanças só ocorrem quando governo, sociedade civil, trabalhadores e usuários caminham na mesma direção, com os mesmos objetivos”, destacou.


A programação continua na sexta-feira a partir das 8h e estará disponível por meio da plataforma Zoom para todos os inscritos na Conferência. O evento é realizado pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), em parceria com a Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social.