A pandemia impôs novos desafios sociais. Por isso, a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social se apresenta como um momento de construção coletiva de extrema importância. A conferência será em formato virtual. 
 
 
Com o tema “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”, será realizada entre os dias 9 e 10 de setembro deste ano, a Conferência Municipal de Assistência Social. Executado pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), em parceria com a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), o evento é um espaço de mobilização para a participação social. A conferência será realizada em formato virtual pela plataforma zoom e a palestra de abertura será transmitida pelo canal de YouTube da prefeitura. 
 
 
A iniciativa ocorre a cada dois anos e funciona como fórum máximo deliberativo para a política pública, tendo como função conferir, avaliar e deliberar sobre as diretrizes para o aperfeiçoamento da Política de Assistência Social. Ao fim da conferência, são designados os delegados que participarão da conferência estadual.
 
 
 
O presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Saulo Spinelly, explica que o evento conta com representantes da Semtas, de outros órgãos governamentais e sociedade civil em geral. “O evento acontece a cada dois anos e extrai as diretrizes que deverão ser executadas pelo governo nos anos seguintes”, pontua. 
 
 
Já o titular da Semtas, Adjuto Dias, acredita que a conferência vai contribuir para o exercício da democracia. “Essa é uma oportunidade de participação popular e envolvimento dos usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) para aperfeiçoarmos e melhorarmos a assistência social em Natal”, afirma.
 
 
Os usuários poderão assistir a conferência pelos equipamentos da Secretaria: Centro de Referência de  Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). 
 
 
 
Programação : DIA 09/09/2021
 
 
 
8h - Abertura Solene
 
9h  – Apresentação dos destaques e aprovação do Regimento Interno
 
10h -  Conferência Magna
 
11h - Debate
 
12h – Encerramento 
 
DIA 10/09/2021
 
 
 
8h – Orientação da metodologia para os trabalhos em grupos nas plenárias temáticas
 
9h às 12h – Plenárias temáticas simultâneas
 
 
 
Oficina 1: EIXO 1 – A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades.
 
Oficina 2: EIXO 2 – Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.
 
Oficina 3: EIXO 3 – Controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários.
 
Oficina 4: EIXO 4 – Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social.
 
Oficina 5: EIXO 5 – Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências.
 
12h às 13h - Intervalo
 
13h às 15h – Asse
 
mbleia Geral – Apresentação e discussão das propostas deliberadas nos grupos (30 minutos para cada grupo)
 
15h - Aprovação e deliberação das propostas 
 
16h - Eleição dos (as) Delegados(as) para a XIII Conferência Estadual de Assistência Social
 
17h  – Encerramento