Em alusão ao Dia Mundial da Juventude, marcado em 12 de agosto, a Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Igualdade Racial, Direitos Humanos e Diversidade (Semidh), realiza a Semana de Juventude 2021 até dia 27. O objetivo da ação é incentivar a participação dos jovens em atividades, debates e ciclos para garantir os direitos e fortalecer a política municipal voltada para o público jovem, além de levar ações da Secretaria até a comunidade.

A cerimônia de abertura, realizada na última segunda-feira (23), deu início à programação com uma live para registrar a assinatura do Projeto de Lei do Conselho Municipal da Juventude, que seguirá para a Câmara Municipal de Natal, onde a Lei deverá ser aprovada para garantir mais projetos e políticas públicas voltados para comunidade mais jovem da capital potiguar. Na ocasião, estiveram presentes o prefeito de Natal, Álvaro Dias e a secretária de Direitos Humanos, Yara Costa.

Na tarde desta terça-feira (24), a Casa do Jovem Aprendiz recebeu uma Oficina de Políticas Públicas direcionada a 41 alunos do curso de Assistente Administrativo da instituição. Na ocasião, os jovens, que estão se preparando para ingressar no mundo do trabalho, foram apresentados ao conceito e à construção de políticas públicas, além de compreender qual o papel  e a importância da população e sobretudo dos jovens nesse processo. Os alunos ainda foram divididos em grupos para apresentar propostas de melhorias e projetos que venham a beneficiar a sociedade.

Jackeline Gonçalves integrou o grupo 1, que apresentou uma proposta sobre aulas de defesa pessoal para a comunidade LGBTQIA+, que sofre ataques homofóbicos frequentemente. A jovem tem 22 anos e contou que o grupo chegou a essa conclusão pensando na segurança dessa parcela da população, e não somente isso, mas também a conscientização e o respeito pelas diferenças. “É importante que a gente esteja consciente do nosso papel enquanto sociedade e isso inclui a participação no desenvolvimento de projetos que vão beneficiar a todos nós. Nossas vidas são valiosas e todos nós temos o direito de ir e vir”, explicou a aluna que, assim como o restante da turma, está na última semana de aulas do curso.

Para o professor Alan Macêdo, a iniciativa da gestão municipal é de suma importância para a construção de novos projetos para a sociedade, principalmente quando inclui a participação dos jovens, que são o futuro de Natal. “O diálogo com esses jovens é imprescindível nesse planejamento, pois desperta o interesse na participação dos assuntos da nossa coletividade, além de fornecer o protagonismo, enquanto agentes transformadores”, afirmou o professor.

A programação da Semana de Juventude 2021 continua nesta quarta-feira (25), a partir das 18h, no bairro de Cidade da Esperança, que vai receber a Batalha da Esperança e, ainda, um show com a rapper natalense, Pretta Soul; já na quinta-feira (26), às 14h, é a vez da Casa do Menor Trabalhador receber a Oficina de Políticas Públicas. Por fim, na sexta-feira (27), a partir das 15h, a Comunidade da África, na Redinha, receberá o Cine Quebrada, além de torneios de futebol, basquete e free fire, atividades que fecharão a programação com chave de ouro. Exceto as Oficinas de Políticas Públicas, voltadas exclusivamente para os estudantes das instituições, os demais eventos da Semana são abertos para toda a comunidade jovem.