A Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), através da equipe do Programa Criança Feliz em Natal, lança nesta segunda-feira (23), campanha para arrecadação de livros e paradidáticos infantis que serão doados à Unidade de Acolhimento I, para as crianças afastadas do convívio familiar, em situação de risco pessoal ou social, os quais serão utilizados nas atividades desenvolvidas pela equipe técnica da casa no desenvolvimento infantil saudável nas quatro dimensões: cognitiva, motricidade, sócio afetiva e linguagem, bem como o resgate e/ou fortalecimento dos vínculos rompidos, fragilizados ou até mesmo inexistentes. As doações podem ser feitas até o dia 27 de agosto, de segunda a sexta, das 8h às 14h. 

A Unidade de Acolhimento faz parte do Serviço de Acolhimento Institucional, no âmbito da Proteção Social Especial de Alta Complexidade do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Sua capacidade de atendimento é de até 20 crianças, na faixa etária de 0 a 06 anos. O funcionamento da Unidade de Acolhimento Institucional é ininterrupto (24h), com cuidadores trabalhando em dois turnos de doze horas. A equipe técnica também é composta por assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, assistentes administrativos, além de auxiliar de serviços gerais, cozinheira, vigia e motoristas.


“Estamos recebendo o material dessa campanha nos CRAS Felipe Camarão, Mãe Luiza, Nossa Sra. da Apresentação, Pajuçara onde o programa Criança Feliz atua. O nosso objetivo é fazer com que a equipe técnica utilize esses livros para ajudar no desenvolvimento dessas crianças, um dos pilares do referido programa, é promover a interação entre criança e cuidador” Concluiu a coordenadora do programa no município, Danielly Rodrigues. 


A ação visa também promover ações de lazer e sociabilidade educativa para as crianças que irão receber as doações. A campanha espera estimular o público interno (servidores da secretaria) e externo, envolvendo toda a sociedade. “Temos desenvolvido diversas ações. A campanha da vacina solidária foi um sucesso e está superando minhas expectativas. E nessa campanha quero superar mais ainda, pois estamos promovendo ações voltadas para as crianças e seu desenvolvimento social e educacional”, afirmou o secretário da Semtas Adjuto Dias.