Previsto para a próxima quarta-feira (28), o retorno de maneira gradual das aulas presenciais dos estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, incluindo todas as unidades de ensino que estiverem aptas a cumprir o protocolo de biossegurança. Neste contexto, a Escola Municipal Professor Laércio Fernandes Monteiro promoveu nesta semana uma reunião entre gestores, professores e funcionários para alinhar os detalhes do retorno das aulas presenciais no formato híbrido.

O gestor administrativo da escola, Janiere Silva conta que anteciparam o retorno presencial dos professores para apresentar como será a volta às aulas presenciais para os alunos de maneira escalonada, para que eles possam realizar o planejamento de conteúdo, organizar a sala e preparar a escola. “Nos reunimos com professores, funcionários e estagiários para discutir como será o plano de retomada das atividades e como ele será aplicado dentro da escola, desde as medidas de biossegurança, da necessidade do uso de máscara e álcool em gel, e até a importância da conscientização dos pais, dos alunos, dos professores e da comunidade escolar nesse retorno para dentro da escola”, explicou Janiere Silva.

O diretor Janiere Silva explicou ainda como funcionará a dinâmica de aulas presenciais. “O retorno presencial está previsto para o dia 28 de maneira escalonada e tendo sempre um terço dos alunos de forma presencial. Cada turma será dividida em três grupos e os mesmos serão representados por uma cor: azul, amarelo ou laranja. Por exemplo, em uma sala com 30 alunos, no primeiro dia vem 10 alunos, no segundo dia vem os outros 10 e no terceiro dia os 10 restantes e assim sucessivamente”, detalhou o gestor.

Para a gestora pedagógica Gorete Ferreira “o momento é de grande esperança, pois tudo foi organizado e pensado para a segurança de todos. Com a devida orientação aos alunos, teremos um retorno tranquilo. Em nenhum momento paramos de pensar no bem-estar de todos, pois temos uma equipe maravilhosa que faz sempre o seu melhor nas condições que tem, é por isso que tudo sempre dá certo, e nesse retorno não será diferente”.

A escola, situada no bairro Nossa Senhora da Apresentação, conta com 95 funcionários, entre professores, estagiários, funcionários e terceirizados que estão divididos entre portaria, limpeza, cozinha e secretaria. São 746 alunos matriculados nas turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.