A Secretaria Municipal de Saúde de Natal disponibiliza em unidades de saúde referenciadas, nos cinco Distritos Sanitários, teste  RT-PCR, o swab, que detecta o Coronavírus. Para fazer o exame, a pessoa tem que estar com solicitação médica e o resultado sai em até 48 horas. 
 
De acordo com o diretor da Unidade de Saúde da Família (USF) Bom Pastor, Agilson Nascimento, a unidade é referência  no atendimento a pacientes com sintomas respiratórios e suspeita de Covid-19. “A USF de Bom Pastor também é referência para o exame RT-PCR para testar se o paciente está ou não com o Coronavírus”. 
 
“Para realizar o exame, o paciente deve comparecer à Unidade  de Saúde Bom Pastor, com a solicitação médica, que pode ser desta unidade, nas terças-feiras e quintas-feiras, no horário das 14h às 16h, ou outra Unidade de Saúde da SMS Natal. O médico da unidade requisita e o exame é coletado por uma uma equipe de enfermagem da unidade. O resultado sai em 48 horas no máximo. Aqui realizamos cerca de 20 testes ao dia”, explica.
 
O RT-PCR é realizado a partir de amostras coletadas no trato respiratório inferior ou superior. A coleta das secreções geralmente é feita por meio do Swab (um cotonete longo e estéril), aplicado na região nasal e faríngea.
 
 
UNIDADES DE SAÚDE REFERENCIADAS PARA TESTE RT-PCR (SWAB):
 
 
Distrito Sanitário Norte I - UBS Nova Natal
 
Distrito Norte II - UBSs Panatis (apenas pela manhã) e Vale Dourado (apenas à tarde)
 
Distrito Sul - UBSs Rosângela Lima, Nova Descoberta e Ponta Negra (pela manhã) 
 
Distrito Leste - UBS de São João (manhã) 
 
Distrito Oeste - UBSs Bom Pastor e Monte Líbano (terças e quintas-feiras)