O Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (Gaam/GMN) iniciou um trabalho de orientação voltado aos ciclistas que trafegam na orla. A operação em conjunto com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) tem o objetivo conscientizar sobre o uso do passeio público, principalmente no tocante à utilização do calçadão da Praia de Ponta Negra.

De acordo com informações repassadas pelo coordenador do Gaam/GMN, Isaac Cruz, as equipes circulam por todo o calçadão averiguando a situação de uso irregular relacionado ao tráfego de bicicletas e, no momento em que é visualizada conduta em desacordo, os responsáveis são abordados e orientados sobre a proibição de fazer uso do calçadão para bicicletas.

Um dos pontos observados pelas guarnições é que alguns ciclistas também excedem no quesito velocidade no tráfego pelo calçadão, o que compromete ainda mais a segurança dos pedestres que circulam na área, entre esses, muitas crianças. O trabalho tem o intuito educativo de maneira a fortalecer atitudes de respeito ao uso correto dos equipamentos públicos.

“Durante o deslocamento ciclistas e caminhantes foram orientados quanto à utilização de bicicletas no passeio público, bem como reforçamos a recomendação do uso de máscaras, que visam reduzir a transmissão da Covid-19 entre os usuários dos equipamentos da praia de Ponta Negra”, explicou Isaac Cruz.

A Guarda Municipal do Natal (GMN) age cotidianamente dando apoio, segurança e garantindo o cumprimento da legislação da cidade concedendo suporte às equipes de fiscalização das diversas secretarias da capital. Para acionar a GMN basta ligar para o telefone 190, do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp).