As atividades executadas pela Prefeitura de Natal alusivas ao mês e ao Dia do Orgulho LGBTQIA+ foram encerradas nesta quarta-feira (30) com uma live no canal oficial da administração municipal no Youtube que discutiu a atual formatação das políticas públicas para o segmento, bem como aconteceu a apresentação dos dados levantados pelo Observatório Municipal LGBTQIA+ sobre os atendimentos realizados ao público no Centro Municipal de Cidadania LGBT.

O prefeito Álvaro Dias participou do evento ao lado do secretário municipal de Trabalho e Assistência Social, Adjuto Dias, e da secretária municipal da Igualdade Racial, Diversidade, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência, Yara Costa.

Em seu pronunciamento, o prefeito Álvaro Dias enalteceu o trabalho realizado pela gestão na garantia e efetivação de políticas públicas voltadas ao segmento LGBTQIA+, reforçando que a Prefeitura vai seguir trabalhando para combater preconceitos, promover igualdade e lutar para que a sociedade avance e respeite cada vez mais as questões do movimento LGBTQIA+. Ele lembrou da criação e instalação do Conselho Municipal LGBT; abertura do Centro Municipal LGBT; criação do Ambulatório Transexual e Travesti; Abertura de Editais LGBTQIA+ na secretaria de Cultura; além de diversas outras iniciativas de apoio e suporte ao segmento, sobretudo, durante a pandemia.

“Precisamos respeitar, acolher e ouvir todos os segmentos, principalmente, aqueles que ainda são marginalizados e sofrem ataques em virtude do preconceito existente na sociedade por causa da sua orientação sexual. Essa série de ações elencadas por mim são a prova inequívoca que a nossa gestão trata a causa LGBTQIA + com a seriedade que ela merece, pois entendemos não haver mais espaço para manifestações de ódio e intolerância. Todos precisam ter a sua dignidade e escolhas respeitadas e seguiremos trabalhando para combater, diminuir e acabar com os abusos sofridos pela população LGBTQIA + em Natal”, disse o prefeito Álvaro Dias.

Números

O levantamento do Observatório Municipal LGBTQIA+  fez um recorte dos atendimentos realizados no Centro Municipal de Cidadania LGBT no último trimestre de 2020. De acordo com os números apresentados, 32% dos homens e mulheres trans atendidos possuem o ensino médio completo. A maioria do público que procurou atendimento no centro é de jovens negros entre 18 e 29 anos (66%) e reside no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, na Zona Norte da capital potiguar.

Uma das maiores reclamações do público LGBTQIA+ está ligada à falta de oportunidade no mercado de trabalho. Os números levantados no estudo mostraram essa realidade. De acordo com o levantamento, 56% dos usuários do Centro Municipal de Cidadania LGBT estão desempregados e 28% têm uma renda mensal de apenas um salário mínimo.

Por fim, os dados mais preocupantes e estarrecedores. A pesquisa apontou que 82% do público que passou pelo Centro de Cidadania LGBT de Natal sofreu algum tipo de violência e 25% dele revelou já ter tido algum tipo de ideação suicida.

“Esse é um pequeno recorte, mas já ajuda a dimensionar o quanto a população LGBTQIA+ sofre e precisa ser assistida. A atual gestão da Prefeitura de Natal mostrou muita sensibilidade, ampliou e deu voz ao segmento, tirando do papel e concretizando diversas políticas públicas inclusivas, protetivas e de promoção à saúde. É um desafio longo e árduo, mas que já conquistamos históricas e avanços importantes. Vamos continuar com nossas ações de visibilidade, combatendo o preconceito e mostrando que a população LGBTQIA+ precisa e merece ter representatividade”, asseverou a secretária municipal de Direitos Humanos, Yara Costa.

Também participaram da live o secretário municipal de Governo, Johan Xavier, o secretário municipal de Saúde, George Antunes, o secretário de Assistência Social, Adjuto Dias, os vereadores Preto Aquino e Júlia Arruda, a vereadora do município de Carnaúba dos Dantas Thabata Medeiros, primeira vereadora trans eleita no RN, Luana Soares, coordenadora do Centro Municipal LGBTQIA+ e autora da pesquisa do Observatório Municipal e Wilson Dantas, coordenador do Fórum LGBT do RN.

As ações da Prefeitura ligadas ao tema acontecem de forma integrada entre vários órgãos. A secretaria municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) tem contribuído para a efetivação das políticas públicas para a população LGBTQIA+. O titular da Semtas, Adjuto Dias, lembra que por meio dos serviços do órgão os usuários do Centro Municipal de Cidadania LGBTQIA+ são atendidos em domicílio e também contam com o suporte das equipes interdisciplinares da secretaria com psicólogos, advogados e outros profissionais.

“Essa atuação conjunta é muito importante. Juntos conseguimos realizar atendimentos mais completos e efetivos. Um dos nossos principais desafios é a questão ligada ao mercado de trabalho.  Já possuímos ações voltadas à empregabilidade da população LGBTQIA+, inclusive, com algumas pessoas conseguindo emprego através da nossa intermediação. Vamos intensificar a nossa política de capacitação para ampliar esses números. Passo a passo vamos quebrando resistências, vencendo preconceitos na construção de uma sociedade mais igualitária”, pontuou Adjuto.