A Prefeitura do Natal está intensificando as ações de combate à Covid-19 no Sistema de Transporte Público de Passageiros de Natal. O trabalho vem sendo realizado com a  higienização dos veículos, terminais e paradas de ônibus pela equipe da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU).

De acordo com a STTU, os usuários devem também ajudar na campanha de prevenção com medidas já anunciadas pelas autoridades de saúde pública como usar a máscara, higienizar as mãos com álcool 70% na subida e descida do veículo, não levar as mãos ao rosto, ao espirrar ou tossir dentro do ônibus cobrir o rosto com o antebraço para evitar a propagação das gotículas, para que o vírus não circule no ambiente. Há orientação especial também para idosos, gestantes e doentes crônicos no sentido de evitar o sistema em horário de pico.

Outra providência tomada é a limpeza dos banheiros dos terminais e ônibus como forma de conscientizar os motoristas, cobradores e demais funcionários das operadoras reforcem seus cuidados pessoais, lavando sempre as mãos a cada viagem realizada. Todas as iniciativas buscam tornar o sistema de transporte mais seguro, contribuindo com as regras sanitárias e a possibilidade de conter o aumento de casos na cidade.

Recomendações:

- É obrigatório o uso de máscaras;

- Evite comer e conversar dentro do ônibus

- Em caso de suspeita ou sintomas da Covid-19 não use o ônibus;

- Cobrir o rosto com o antebraço ao espirrar;

- Manter janelas abertas para a circulação de ar;

- Dê preferência para utilizar o transporte público fora dos horários de pico;

- Idoso e grupo de risco devem evitar o transporte público no horário de pico;

- Pague a tarifa com o passe fácil