Foi aberto na manhã desta segunda-feira, 7 de julho, no auditório da Universidade Potiguar (UnP), no Campus da Roberto Freire, o I Seminário de Educação Ambiental de Natal. O evento organizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) tem como foco a discussão de temas que permitam criar um desenvolvimento sustentável na cidade e que os participantes possam disseminar na sociedade os conceitos da importância de cuidar do meio em que vivemos.

Após o credenciamento o Seminário foi iniciado pelo secretario da Semurb, Olegário Passos que ministrou palestra sobre “A Educação Ambiental como Ferramenta para Melhorar Qualidade de Vida”. Foram apontados problemas como: falta de saneamento básico; contaminação da água potável; a grande produção de lixo no ambiente de trabalho, entre outros hábitos, em que se constata uma necessidade de educar a sociedade ambientalmente.

Em sua palestra ele destacou a educação ambiental como peça fundamental para melhorar este quadro. Para ele é preciso levar cada cidadão a participar e exigir uma maior atenção das autoridades para as questões de meio ambiente.

Para ilustrar ele informou que nesses 80 dias em que esta à frente da secretaria, cerca de 46 tamponamentos de ligações clandestinas de esgotos foram feitos e em muitos casos são reincidentes, essa é a prova da falta de educação ambiental”, afirmou.

Ainda foi citada na palestra a Caern como o principal agente poluidor da cidade, com um sistema sucateado e que não comporta a demanda que a cidade precisa de esgotamento sanitário, ainda segundo o secretário Olegário medidas já estão sendo tomadas administrativamente para que a Empresa cumpra com as clausulas presentes no contrato, caso contrário o mesmo será rescindido Para que essas ações da secretaria cheguem de forma eficiente até a sociedade, oficinas, palestras serão oferecidas em escolas municipais, locais públicos de forma adaptada para cada público. Segundo Passos esta metodologia vai melhor absorção dos temas abordados e trabalhados, como o trabalho com crianças que realizamos. Para elas a secretaria montou um teatro de mamulengos, disse.

Para a estudante Cássia Kaline, o trabalho de educação e sensibilização realizado pela secretaria é muito importante. “Trabalhar com a educação é o primeiro passo para se ter um bom resultado”, disse. O público alvo foram os servidores do município e alunos da Universidade.

O Seminário prossegue durante toda a tarde de hoje e se encerra amanhã, terça-feira, dia 08, com palestras sobre Educação Ambiental e a Construção da Sustentabilidade, o trabalho do Barco Escola, a importância da água e sua problemática, política Nacional de Educação Ambiental, Educação Ambiental e os resíduos sólidos, entre outras.