A Prefeitura de Natal criou um programa de apoio às mulheres com câncer de mama. O programa “Mais Mulher” tem por finalidade apoiar, orientar, tratar, reabilitar e reintegrar pacientes e ex-pacientes acometidas pela doença.

A promulgação da lei que cria o programa foi publicada na edição desta terça-feira (17) do Diário Oficial do Município (DOM). Pelo texto da lei, o “Mais Mulher” contará com equipes multidisciplinares formadas por médicos, psicólogos e assistentes sociais.

Essas equipes oferecerão amparo psicológico e social à mulher mastectomizadas; local apropriado para realização de reuniões de auto ajuda às mulheres que se encontrem nessa condição; exames periódicos de ultrassonografia e mamografia, entre outros, com a finalidade de controle ou prevenção ao câncer de mama; tratamento químio e radioterápico, além de acesso rápido ao oncologista; perucas às pacientes em tratamento quimioterápico; e estimulo à criação de grupos de auto ajuda, formados por pacientes voluntárias com a finalidade de orientar, ajudar e dar amparo psicológico e emocional às mulheres portadoras de câncer de mama, na fase pré e pós operatória.

O programa será custeado com as dotações orçamentárias próprias da Secretaria Municipal da Saúde, suplementadas se necessário. A Prefeitura tem 120 dias para implementar o programa.