A Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito Urbano, lançou o Projeto Semente Cidadã, um programa de inclusão social direcionado ao público infanto-juvenil, de ambos os sexos, com até 16 anos de idade, matriculado ou não na rede pública ou privada e que more na zona norte da cidade do Natal.

A iniciativa contempla orientações sobre trânsito, segurança, cidadania, práticas esportivas e atividades sócio-culturais, buscando mostrar à sociedade uma nova maneira de fazer segurança com prevenção na base, ou seja, nas crianças e jovens. Além disso, o projeto também atua conscientizando a comunidade sobre a importância da prática da atividade física e cultural, visando auxiliar na educação do cidadão.

O corpo de instrutores é formado por membros da Guarda Municipal do Natal e voluntários, entre eles o Grupo Escoteiro Poti Cavalcanti. As atividades são realizadas às terças e quintas-feiras, manhãs e tardes, no Pavilhão de Eventos da STTU, localizado no Terminal de Integração, no bairro de Soledade, na Rua Padre Açu, Zona Norte.

O projeto tem o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, Urbana, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e Secretaria de Defesa Social do Governo do Estado.

O objetivo da ação Semente Cidadã é investir na melhoria da qualidade de vida do pré-adolescente e adolescente, bem como na prevenção contra as drogas, violência e a marginalidade de um modo geral. Segundo o chefe do Setor de Relações Públicas Comunitárias da STTU, Alexandre Mello, a participação da comunidade é fundamental para o sucesso do projeto.