Na manhã desta sexta-feira, 10, no Auditório do Cemure, a Companhia de Serviços Urbanos de Natal – Urbana - realizou a terceira audiência pública sobre a licitação da limpeza pública de Natal. Durante o evento, o diretor de Planejamento e Gestão de Meio Ambiente da Urbana, Glauber Nóbrega, explicou que a minuta de edital não é um documento definitivo, é, sim, um trabalho que está sendo construído com todos os interessados, analisando detalhadamente os pontos do projeto contratado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – Fipe, de São Paulo, e as sugestões da população.

O presidente de uma das cooperativas de coleta seletiva, a Cocamar, Severino Lima Júnior, enfatizou, durante a audiência, a importância da Urbana agir de forma transparente, fazendo audiências públicas. “Vamos aguardar o chamamento para a contratação da coleta seletiva, que, com certeza, também será de forma transparente. As cooperativas querem melhorar o serviço, ampliar o serviço para a zona Norte e em toda Natal, com planejamento e inovação”, reforçou.

A audiência contou com a presença do representante da Fipe e responsável pela minuta do edital, João Gabriel Pereira, do presidente do Sindlimp (sindicato que representa os trabalhadores da limpeza pública), Wilson Duarte, do vereador Fernando Lucena, e de diversos garis da Urbana. Todos disseram que formalizarão suas sugestões ao poder público municipal.

As sugestões serão coletadas até o dia 26 de julho, através do e-mail da Urbana (urbana@natal.rn.gov.br), com o assunto “limpeza de Natal”. Todas as audiências estão disponíveis no canal da Prefeitura do Natal no YouTube (http://www.youtube.com/natalprefeitura), assim como a minuta do edital, do projeto básico, do contrato, da metodologia, estão disponíveis no link da Urbana no portal da Prefeitura do Natal (https://natal.rn.gov.br/urbana/paginas/ctd-1273.html).

“A participação da população é fundamental nesse processo, já que estamos fazendo o melhor possível, pensando na economicidade e eficiência para fazer de Natal a capital mais limpa do Brasil. Queremos implantar mais Ecopontos, expandir a coleta seletiva, queremos modernizar nossa fiscalização, o transbordo, resolver gargalos da nossa educação ambiental, dos nossos serviços nos próximos cinco anos”, finalizou Glauber Nóbrega.