Mais de 73 mil doses de vacina contra gripe estão disponíveis nas unidades de saúde de Natal para imunizar os idosos acima de 60 anos. A Secretaria Municipal de Saúde envolveu mais de 1500 profissionais nessa campanha e montou mais  de 170 postos (fixos e voltantes) para atender a população.

A Campanha Nacional de Vacinação em Natal foi aberta no última sábado (25) pelo prefeito em exercício, Paulinho Freire, na Unidade Referência de Assistência ao Idoso, na Ribeira. O evento contou com a participação dos idosos da Associação Natalense da 3ª Idade, que apresentou coreografias do Pastoril, ensaiadas pelo grupo.

Em seu discurso de abertura da campanha de vacinação, Paulinho Freire reafirmou  o compromisso  da atual gestão com a saúde. “É nossa prioridade, apesar das dificuldades que encontramos. Mas vamos trabalhar muito para que toda saúde de Natal passe a funcionar”, disse. Em seguida, o prefeito acompanhou a aposentada Maria Salete Silva, 64 anos, a primeira idosa vacinada desta campanha na capital.

Depois dela, afila de idosos para receber a vacina se formou. A aposentada Geralda de Paula Cabral, 82 anos, era uma das mais animadas. “Todo ano eu tomo a vacina e faz muitos anos que eu não sei o que é uma gripe”, revelou.

Outra que também fez questão de confirmar a eficácia da vacina foi a costureira Irene Virgínia Pessoa, 82 anos.  “Trabalho costurando vestidos de noiva e não tenho tempo pra ficar doente, por isso todo ano tomo a vacina e nem lembro mais da última gripe que tive. Essa vacina é uma bendita! Depois que comecei a tomar aposente de vez a inalação com eucalípto. Isso agora é coisa do passado”.

Quem não possuir cartão de vacinação pode se dirigir aos postos ou aos grupos de idosos e requisitar um novo cartão ou caderneta de saúde da pessoa idosa. Foi o que fez doa Geralda Dias, 71 anos, que recebeu um cartão novo. O documento traz, além do controle de vacinas, informações sobre o  Estatuto do Idoso, ficha para preenchimento com dados do portador e anotações importantes do usuário.

Em 2008 a campanha de vacinação em Natal conseguiu superar a meta, imunizando mais de 80% da população idosa. Para este ano, a SMS espera vacinar no mínimo 58 mil idosos.