A Companhia de Serviços Urbanos de Natal – Urbana - avisa que no próximo sábado, 16, não haverá coleta domiciliar, coleta de podas e entulhos, limpeza de feiras, turmas de drenagem, capinação e caiação, em virtude do Dia do Gari.

O termo “gari” surgiu em homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, que ficou conhecido por ser o fundador da primeira empresa de coleta de lixo nas ruas do Rio de Janeiro, em 1876. A partir disso, quando havia a necessidade de limpeza em via pública, a população logo dizia: “chama a turma do Gary”. O termo foi popularizado, inclusive na grafia.

A categoria dos garis foi instituída em 16 de maio de 1962. A homenagem aos profissionais foi fortalecida nacionalmente a partir do projeto de Lei 1347/2011, da Câmara dos Deputados, que instituiu o 16 de maio como o Dia Nacional do Gari.

Em Natal, o Dia do Gari foi instituído por força da Lei Municipal nº 5.781, de abril de 2007. Os agentes de limpeza pública, que na pandemia continua entre os serviços essenciais, não trabalham em duas datas do ano: Em 1º de janeiro, e no Dia do Gari, 16 de maio.

A Urbana solicita que a população guarde seu lixo para colocar na data seguinte de coleta de cada bairro, evitando que os sacos sejam rasgados e detritos fiquem espalhados na rua. Os serviços serão retomados no domingo, 17.