A Companhia de Serviços Urbanos de Natal – Urbana - recebeu recentemente os técnicos da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), contratados para consultoria técnico-econômica do sistema de limpeza urbana para o município de Natal. Esta consultoria subsidiará a licitação da limpeza pública no município.

 

A Urbana convocou reunião com os técnicos, gerentes e encarregados para darem detalhamento das atividades desenvolvidas na empresa para a equipe da Fipe, que buscará também como fontes os atuais operadores, instituições públicas e instituições não governamentais.

 

A Fipe, que neste projeto tem como coordenador geral o Professor Desinard Alves, titular do Departamento de Economia da Universidade de São Paulo, PhD e pós-doutor em Economia pela Universidade de Yale, fará uma série de reuniões, sendo essa a primeira para levantar diagnóstico da situação atual do município em relação aos resíduos sólidos, que será base para proposição de cenários futuros.

 

As próximas reuniões tratarão, além das proposições para melhoria dos serviços de limpeza pública, de uma versão preliminar do projeto de limpeza urbana e elaboração da planilha de custos dos serviços a serem prestados, contará também com apresentação do projeto em audiência púbica para conhecimento da população.

 

A previsão é que a versão final para o projeto de limpeza urbana aconteça em junho de 2020, com debate em audiência pública, ainda com data a ser marcada e comunicada à população. A Urbana mantém uma comissão, formada por quatro servidores da própria empresa para acompanhar a execução do contrato, desta forma dando transparência ao processo de consultoria, assim como a licitação para a qual foi contratada.