Os investimentos realizados pela Prefeitura de Natal mudaram completamente a realidade do Loteamento Nordelândia, na zona Norte de Natal. A comunidade não possui mais rua sem ser drenada e pavimentada. A Prefeitura do Natal executou os serviços nas 33 vias do local. Esse novo momento vivido pelos moradores da comunidade acontece graças ao avanço do projeto de saneamento integrado que vem sendo realizado pela gestão municipal e prevê a drenagem e pavimentação de 334 ruas da região. Esse é um investimento na ordem de R$ 136 milhões em uma parceria entre o Município e o Governo Federal.

Além das 33 ruas, o loteamento também ganhou uma lagoa de captação que vai armazenar as águas das precipitações que ocorrerem no local, bem como o espaço tem capacidade para receber o excedente do material do Parque Industrial, outra comunidade beneficiada pelo projeto do saneamento integrado: “Essa lagoa funciona pelo sistema gravitacional e faz parte da rede de esgotamento que estamos executando na zona Norte”, disse Tomaz Neto, secretário municipal de Obras e Infraestrutura (Semov).

A conclusão dos serviços no Nordelândia é mais uma etapa vencida do projeto. A Prefeitura também já finalizou os trabalhos no José Sarney, Parque dos Coqueiros e Vila Paraíso. Os investimentos nessas três comunidades foi de R$ 27 milhões. As obras seguem ainda no Boa Esperança, Câmara Cascudo e Cidade Praia (no bairro de Lagoa Azul); Parque Industrial e Bom Jesus (no bairro de Nossa Senhora da Apresentação): “São mais de 80 mil natalenses beneficiados”, destacou Neto.

O projeto prevê a implantação de um sistema de esgotamento sanitário com 26 quilômetros de redes de abastecimento de água e 26 quilômetros de redes de microdrenagem, contemplando ainda a construção de 2 ecopontos (para coleta de lixo), 1 Centro de Referência da Assistência Social (Cras), 2 escolas, 3 praças e 2 quadras.