A convite do conselho comunitário do bairro de Nossa Senhora da Apresentação, a Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município do Natal (Arsban) participou na manhã desta sexta-feira (08) de uma reunião entre diversos órgão da prefeitura e de representantes da população. A pauta da reunião se deve aos transtornos vivos pelos cidadãos do bairro, principalmente dos loteamentos Jardim Progresso e Jardim Primavera, que circundam a lagoa de capitação da região.

 

 

Segundo relatam os moradores, a lagoa é o principal problema a ser combatido. Em tempos de chuva, a lagoa frequentemente transborda e em tempos de estiagem, o local se torna ponto de despejo de lixo e de esgoto na região, ocasionando um forte odor e atraindo insetos e roedores, o que pode contribuir para a transmissão de doenças. A Analista de Regulação da Agência, Jeane Barbosa, participou da reunião e compartilhou algumas estratégias que foram estabelecidas para contribuir contra as ligações clandestinas na região.

 

 

O primeiro ponto levantado pela servidora foi o encaminhamento dos relatos para a ouvidora da ARSBAN, no qual fará parte do banco de dados de ações que serão realizadas pela agência junto a concessionária dos serviços de saneamento na capital, a Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern) para investigar as ligações clandestinas instaladas nos loteamentos. Em segundo, foi programada para a última semana de novembro uma série de atividades educativas que serão desenvolvidas com a população da região, para educar quanto à utilização correta dos serviços de saneamento, e nas escolas, quanto à educação ambiental na primeira infância. Também foi proposta uma caminhada com os alunos das escolas, para mobilizar a comunidade quanto ao uso adequado dos sistemas e os benefícios à saúde e ao bem-estar social.