O Novembro Azul foi criado com a intenção de conscientizar a população sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Impulsionadas pelo movimento, as unidades de saúde de Natal convidam a população masculina a se preocuparem mais com seu bem estar, oferecendo diversas atividades durante todo o mês com a intenção de informar e levar esse homem a ter uma atenção maior com a sua saúde.

 

 

Sendo um dos cânceres que mais acomete homens no país, o câncer de próstata pode apresentar alguns sinais que o denunciaram o problema, como dor ao urinar, levantar muitas vezes durante a noite para ir ao banheiro ou a diminuição do jato da urina, que podem indicar alguma alteração no tamanho da próstata. “Agora, não necessariamente esse aumento é maligno. Às vezes é só um aumento benigno, mas tem que ser revisto através da dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico) e do exame complementar com o urologista.”, comenta Ana Paula Magalhães, responsável técnica pelo núcleo de saúde do homem da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ressaltando a importância de procurar um atendimento especializado.

 

 

Além do foco na prevenção e cuidados com a doença, as atividades desenvolvidas durante todo o mês têm a intenção de levar esses homens a frequentarem as unidades e se preocuparem e cuidarem mais da sua saúde, "Ele tem que verificar se ele é hipertenso, se ele é diabético, então são muitas ações voltadas para que esse homem saiba que ele tem que ser responsável pela sua saúde e que isso é necessário", finaliza Ana Paula.

 

 

Durante todo o mês, as unidades desenvolvem ações que, além da alusão ao Novembro Azul, como palestras sobre detecção precoce e prevenção do câncer de próstata e solicitação de exames de PSA, também disponibilizam diversos atendimentos voltados para a saúde desse homem, como mutirão para realização de teste rápido, verificação de pressão arterial, teste de glicemia e vacinação, tudo isso com a intenção de incentivar esse usuário a se cuidar mais e atentar à sua saúde.