Representantes da Escola Municipal Emília Ramos, localizada em Cidade Nova, receberam na tarde desta sexta-feira (24), a visita da consultora do programa Nutrir, da Fundação Nestlê, Rosana Padial da Silva. A escola foi a premiada, com R$ 2 mil, por desenvolver o projeto pedagógico “Alimentação também é cultura”, que envolveu toda a comunidade escolar.
O projeto pode vir a ser estendido aos 29 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI´s), que agora estão sob a administração da Secretaria Municipal de Educação (SME), informou, na oportunidade, Ana Cláudia Medeiros Vieira, supervisora de merenda escolar da SME.

Etapas

Segundo Ana Cláudia, o programa Nutrir foi desenvolvido em três momentos, sendo o primeiro através de um treinamento com 30% das escolas municipais, o segundo com o restante das escolas e o terceiro, o processo de multiplicação do programa Nutrir pela escola Emília Ramos, que foi a primeira de Natal a receber a premiação da Nestlê.
De acordo com a vice-diretora, Regina Maria da Silva Dantas, o projeto foi feito em conjunto com alunos e professores e funcionários. “O Nutrir foi desenvolvido junto com as disciplinas curriculares”, explicou Regina Maria. A merendeira da escola, Rita de Cássia Vidal e a pedagoga Tânia Fernandes são as multiplicadoras do Nutrir em Natal.

“O programa, além de contribuir para a educação nutricional dos alunos, também é um grande instrumento de socialização, tendo como pano de fundo a melhoria da qualidade de vida de toda comunidade escolar”, afirmou a vice-diretora.

Objetivos do Nutrir

Segundo Rosana, o programa Nutrir já é realizado pela Nestlê há 10 anos em todo o Brasil e tem o objetivo de combater à desnutrição e a obesidade em escolas públicas e entidades sociais. “Aqui em Natal desenvolvemos o projeto entre 2007 e 2008, com todas as 74 escolas públicas municipais de Natal, através de uma parceria com a SME, que foram desafiadas a projetos voltados para educação alimentar”, concluiu Rosana.