A Prefeitura do Natal vem realizando, com sucesso, a Ação Participa Natal nos Bairros, evento que, em um único dia, oferta diversos serviços de interesse da comunidade visitada e serve para ampliar a participação da sociedade na gestão do Município, pelo contato direto entre o poder executivo e a população. A próxima edição acontecerá no próximo sábado (31/08), das 8h30 às 12h30, na Escola Municipal Professora Francisca Ferreira da Silva, bairro do Bom Pastor (Km 6), na Região Administrativa Oeste.

A Ação tem a coordenação da Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla) e o apoio do Setor de Comunidades da Secretaria Municipal de Governo. Os serviços são oferecidos pelas secretarias e órgãos municipais, além de empresas e instituições parceiras. No Bom Pastor, a ação terá a parceria do SESC, Senac, Instituto Mix, Cosern, Farmácia Santa Fé, OAB, Força Aérea Brasileira, UNIRN e Conselho Tutelar da região beneficiada.

O último Participa Natal beneficiou Lagoa Azul, bairro da Região Administrativa Norte, que registrou mais de 3 mil atendimentos, sendo a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) responsável por um terço desses atendimentos. No Bom Pastor, essa secretaria estará presente com  orientação e distribuição de mudas para estimular o cultivo de horta caseira, sal e ervas; Creas Oeste e Peti, com atendimento e orientações; orientação profissional e corte de cabelo masculino e feminino; orientação sobre como participar das feiras, editais, curadorias e carteira do artesão; Cadastro Único - atendimento e orientação, consulta de cadastro, atualizações e Inclusões; Gestão de Benefícios Eventuais - carteira do idoso, plastificação de documentos, agendamento de RG e Fotos 3x4 e o Cras Felipe Camarão, com atendimento e orientações.

A Secretaria de Saúde também teve presença marcante por ampliar o atendimento médico e outros serviços. Na área de educação, legados importantes que a Participa Natal vem deixando nos bairros são as obras de manutenção e recuperação nas escolas que servem de abrigo ao evento. Em Lagoa Azul, por exemplo, a Escola Municipal Professor Amadeu de Araújo recebeu pintura externa, revitalização da quadra poliesportiva, obras de jardinagem, manutenção elétrica, poda de árvores e revisão do sistema sanitário.

O bairro Bom Pastor receberá, ainda, serviços e ações nas áreas de educação, saúde, limpeza urbana, saneamento básico, defesa do consumidor, políticas para as mulheres, segurança e defesa social, além de esporte e lazer. A Coser também estará presente com orientações, ouvidoria e participação do Agente Vale Luz para a troca de lâmpada. É necessário que o usuário apresente a documentação (conta de energia do último mês, CPF e RG) e leve as lâmpadas (incandescentes, fluorescentes ou halógenas) usadas e com potência igual ou superior a 15W (isso para ciente residencial ou rural). Na Agência Móvel, poderá ser feito o cadastro de baixa renda, ligação nova, troca de titularidade e pedido de religação.