A Prefeitura do Natal apresentou nesta sexta-feira (17) o modelo de gestão integrada de materiais e medicamentos que será implantado na Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo é garantir um controle eficiente sobre aquisição, estoque, armazenamento e distribuição de todos os medicamentos e insumos para a rede de assistência à saúde da capital que abriga 92 unidades.

O novo modelo de gestão vai utilizar solução tecnológica de controle logístico, acompanhamento de informações via web, digitalização de documentos e emissão de relatórios gerenciais para atender às necessidades da SMS-Natal.  Com isso a Prefeitura do Natal pretende solucionar o problema de gestão sobre medicamentos e insumos médico-hospitalares em Natal, regularizar a distribuição, garantir um armazenamento adequado e evitar desperdícios, prejuízos aos cofres públicos e ineficiência do serviço considerado essencial para a população. O novo modelo de gestão vai incluir ainda o rastreamento de veículos via satélite e controle logístico informatizado para a integração entre o Departamento de Materiais e Patrimônio e as unidades de saúde.

“Esta medida tem o objetivo de acabar com todas as falhas na gestão da assistência farmacêutica da Prefeitura do Natal, dando mais eficiência na compra e distribuição de insumos e medicamentos através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Vamos dar um verdadeiro choque de gestão, com o uso de tecnologias avançadas, infra- estrutura adequada de armazenagem e distribuição e garantindo que o Departamento de Materiais e Patrimônio tenha condição de atender 100% das demandas da rede municipal de saúde com dados gerenciais para controle dos estoques com total agilidade, transparência e segurança”, destaca a prefeita Micarla de Sousa.

De acordo com o cronograma de trabalho apresentado pela Prefeitura dentro de 4 meses o novo modelo de gestão estará totalmente implantado e em funcionamento. A primeira fase de dois meses será destinada à instalação de uma nova Central de Distribuição e Definição de regras. A fase seguinte é a migração do departamento de Material e Patrimônio para o novo espaço. Na terceira fase serão feitos os ajustes e inventários. Depois disso a operação estará regular.

“Nosso objetivo é que com a nova gestão de medicamentos as unidades sejam abastecidas exatamente de acordo com suas respectivas demandas, nas quantidades e especificações corretas e em tempo hábil com enorme economia para os cofres públicos. Estamos buscando  padrões de excelência em administração pública para garantir mais rapidez e eficiência na solução de problemas críticos no atendimento à população. Esse é o nosso maior compromisso: eficiência, efetividade e eficácia na gestão da Saúde”, destacou a secretária Lecy Gadelha.

A secretária interina da SMS, Lecy de Maria Araújo Gadelha Fernandes, também informou que o plano dará toda uma funcionalidade a um serviço que era executado com muitas irregularidades. “Considero um pesadelo a forma inadequada com que encontramos os medicamentos e que agora terá uma solução definitiva e eficiente”, afirmou.

Segundo Marcelo Piquet, diretor de Soluções da TCI, empresa contratada para implantar o novo sistema de gestão, este trabalho vai garantir transparência ao gerenciamento dos estoques de medicamentos.

Auditoria
As irregularidades com a assistência farmacêutica do executivo natalense já foram constatadas, inclusive, através de uma auditoria realizada por técnicos do Ministério da Saúde ainda em novembro de 2007 e que foi concluída no ano passado.

“As falhas na estrutura física do armazenamento de medicamentos e insumos médicos existiam mesmo havendo toda uma legislação que disciplina à assistência farmacêutica e também manuais do Ministério da Saúde que tratam do assunto”, explicou Lecy Fernandes.

A auditoria também constatou que não havia um centro de estoque e distribuição e muito menos planejamento para gerenciamento de todo o processo. Os sistemas de controle controles eram feitos manualmente.

O plano será desenvolvido em três etapas. Na primeira ocorrerá a implantação do novo centro de distribuição modelo, de acordo com o que preconiza as normas do Ministério da Saúde. Em seguida será feita a migração do departamento de material e patrimônio antigo, onde estão atualmente armazenados os medicamentos e insumos médicos e em terceiro os ajustes e inventários finais, num trabalho que durará até quatro meses para sua conclusão.

“Após todos estes processos estaremos aptos para operacionalizar corretamente toda a assistência farmacêutica do município do Natal”, afirmou Lecy Fernandes.

“Todas estas nossas ações são voltadas para assegurar o direito à saúde da população. Trabalharemos a partir de agora para que essa situação jamais volte a acontecer. Sou uma gestora que tem responsabilidade com a coisa pública e sei onde e como devem ser investidos os recursos públicos, através de um choque de modernidade eficiência, ética e parceria com a sociedade”, afirmou Micarla de Sousa, que este ano aumento de 15% para 25% o percentual do orçamento para investimento na área da saúde.

Também participaram da solenidade, o diretor da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat), Rodolfo Medeiros, a promotora de Defesa da Saúde, Elaine Cardoso, o chefe do departamento de Material e Patrimônio da SMS, José Osvaldo Ferreira Borges.