Em ação na manhã desta quarta-feira (12), a Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município do Natal (Arsban) junto a Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Sanitária, e a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) realizaram vistorias em restaurantes no bairro de Ponta Negra, zona sul de Natal. O motivo da ação são os frequentes estravazamentos de esgoto na região e a obstrução da rede ocasionado pelo despejo irregular de gordura nos poços de visita.
 
As equipes se reuniram na esquina da Av. Praia de Genipabu com a rua Elias Salém da Silva, próximo ao Shopping Praia Mar, e confirmaram que a situação estava relacionada ao número elevado de restaurantes na região que não possuem caixas de gordura para a coleta desses resíduos, escoando direto para o sistema de esgoto. A Vigilância Sanitária irá notificar os proprietários e terão um prazo de adequação que é de 15 dias. Após o prazo, a equipe de vigilância voltará aos locais para confirmar as mudanças exigidas.
 
A fiscalização foi uma resposta para a população após uma primeira investigação no local. No dia 26 de junho, após uma série de denúncias recebidas pela ouvidoria da Agência, a equipe de fiscalização da Arsban averiguou a situação de alguns bueiros no bairro de Ponta Negra. Após abrir os poços, os técnicos constataram que a rede de esgoto da área estava totalmente obstruída diante da grande quantidade de gordura lançada.
 
A caixa de gordura – que deve ser instalada na saída da água utilizada em pias e máquinas de lavar de casas e restaurantes, antes de chegar à rede pública de esgoto – é um pequeno tanque que retém esse resíduo. Quando esfria, a gordura se transforma em blocos sólidos que se fixam nas paredes das tubulações, reduzindo o espaço para a passagem do esgoto, e, por consequência, provocando entupimentos e transbordamentos. Se a rede coletora estiver entupida, há risco de o esgoto retornar para dentro do imóvel. 
 
Após o prazo e as mudanças realizadas pelos proprietários dos restaurantes, as equipes esperam que a situação no local mude para melhor. O papel de fiscalizadora não se limita a Arsban, também é trabalho da sociedade garantir um ambiente bom de se viver. A ouvidoria da agência segue recebendo denúncias no telefone: 0800.281.5613.