Como resultado da fiscalização constante da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), o número de apreensões de animais soltos nas ruas e avenidas tem aumentado, evitando maus tratos e acidentes nas vias. Somente no primeiro trimestre deste ano, foram 122 animais acolhidos, sendo 74 só no mês de março. Isso significa que, proporcionalmente, o número já supera as apreensões realizadas em todo o ano de 2008, quando foram resgatados ao todo 142 animais.

A Semsur conta com uma equipe de 10 fiscais que fazem rondas diárias pelas ruas da cidade. Para que a fiscalização seja mais eficaz, essa atividade começa a ser realizada neste mês de abril também à noite, em que os riscos de acidentes são maiores.

A maioria das espécies encontradas nas vias são jumentos, cavalos e bois. Por serem de grande porte, podem causar graves acidentes dentro da cidade. Além disso, os animais são vítimas de maus tratos por não terem espaço para ficar.

Ao serem capturados, todos os animais são levados ao Currau Municipal da Semsur, localizado no bairro das Quintas, onde recebem ração e água em um espaço com sombra. Após esse acolhimento, o proprietário do animal tem 15 dias para resgatá-lo.

Para isso, basta dirigir-se à Semsur com documento de identidade e comprovante de residência. Se os donos não forem procurar os animais nesse prazo, eles são soltos em regiões de campos abertos abastecidos de água e pasto no interior do Estado.

Para denunciar animais soltos nas ruas, a população pode entrar em contato com o Setor de Fiscalização, Apreensão e Remoção de Animais da Semsur pelo telefone 3232-9845, das 8h às 12h e das 14h às 18h.