A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal retoma a partir desta quarta-feira (3) a entrega do certificado “Selo Azul, água de qualidade” aos estabelecimentos abastecidos por poços que cumprem os requisitos para oferecerem uma água que esteja dentro dos padrões de qualidade e potabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde. Lançado em novembro passado, o selo visa reconhecer e valorizar as iniciativas bem-sucedidas e incentivar os demais empreendimentos do município a buscarem a excelência.

Segundo o chefe da Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador da SMS (Visamt), Marcílio Xavier, o primeiro estabelecimento certificado a receber a placa comemorativa do “Selo Azul” é o Serhs Natal Grand Hotel, situado na Via Costeira. A cerimônia de descerramento será realizada nesta quarta-feira (3), às 10h e deverá contar com a presença de representantes da Prefeitura Municipal, SMS e empresas locais.

Ele explicou que aproximadamente 15 estabelecimentos, dos ramos da hotelaria, bares e restaurantes e centros comerciais, que solicitaram a adesão ao selo nos meses anteriores e que estão realizando as adequações necessárias devem ser certificados e receber suas placas em breve. Entre os já certificados, estão o Natal Shopping e o Imirá Plaza Hotel. Já o Magestic Hotel está concluindo as últimas etapas para a certificação e consequente recebimento da placa.

“A intenção da SMS é sensibilizar e conscientizar os empreendimentos comerciais de hotelaria, alimentos e centros comerciais abastecidos por poços a buscarem oferecer uma água que esteja dentro dos padrões de potabilidade e qualidade exigidos para garantir a segurança de seus clientes e funcionários. Isso significa responsabilidade social e compromisso com o meio ambiente e a sociedade, além do reconhecimento e da valorização social que eles obtém”.

Marcílio destacou ainda que a participação e comprometimento de grandes estabelecimentos do município é fundamental para que empreendimentos de médio e pequeno porte também busquem a excelência em qualidade, obtida por medidas simples e significativas. “E é o município quem ganha com tudo isso, porque a preocupação com as normas de vigilância em saúde em benefício à sociedade é projetada nacional e internacionalmente, junto com o nome de Natal”.

Como aderir ao “Selo Azul”
Lançada em novembro passado em uma cerimônia que contou com a presença de representantes de diversos estabelecimentos comerciais do município e da Prefeitura do Natal, a premiação “Selo Azul, água de qualidade” é entregue a todos os empreendimentos que cumpram as exigências determinadas para uma água dentro dos padrões de potabilidade para uso humano. Para aderir, é preciso procurar a SMS, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), localizado na Avenida Rodrigues Alves, 766, Tirol.

“Para serem contemplados, os estabelecimentos devem possuir alvará sanitário, plano de higienização dos poços (reservatórios) e apresentar relatórios mensais de controle da qualidade da água. A validade é de um ano, podendo ser renovado desde que ocorra nova inspeção e a confirmação de que os estabelecimentos mantém os critérios estabelecidos”, explicou Marcílio Xavier.