Olhos e ouvidos estão mais atentos para a música produzida no Rio Grande do Norte e o Festival Mada, em seus 18 anos de atividades, quer aproveitar esta sintonia para aprofundar o debate. A partir desta quinta-feira (4), o mais antigo festival de música do Rio Grande do Norte vai promover a ação “Mada faz Escola”, projeto que consiste em levar a atual música potiguar para dentro das salas de aula, em escolas públicas e privadas do estado e município. O Mada está incluído na Lei de Incentivo à Cultura Djalma Maranhão.

Os convidados são artistas de gerações e propostas estéticas diferentes, que integram o line up deste ano ou já passaram pelo palco do MADA: Luiz Gadelha e os Suculentos, Luísa & Os Alquimistas, Khrystal Saraiva, Rosa de Pedra, Caboclas MCs, projeto Ilha da Música e a aula-espetáculo “História da Música do Rio Grande do Norte, com o produtor e pesquisador José Dias Júnior.

Com foco nos estudantes do Ensino Médio, a ação consiste em bate-papos onde o artista falará sobre sua música, processo criativo, mercado e seu olhar de consumidor de música, até momentos descontraídos com pocket shows.
As atividades acontecerão no auditório/teatro das instituições participantes. No dia 04/08 (quinta) às 9h Luisa & Os Alquimistas e Luiz Gadelha & Os Suculentos estarão no colégio CEI de Mirassol; 08/08 (segunda) às 9h, a ONG Atitude Cooperação receberá o projeto musical Ilha da Música; no dia 10/08 (quarta) às 9h, a Escola Estadual Francisco Ivo vai conhecer de perto o trabalho de Caboclas Mc e banda Rosa de Pedra. Na semana seguinte, 17/08 (quarta), a partir das 15h, Khrystal e Luisa & Os Alquimistas estarão na Escola Municipal Ferreira Itajubá.

No dia 19/08 (sexta) às 9h, os estudantes do Instituto Padre Miguelinho recebem Caboclas Mc e Luiz Gadelha & Os Suculentos. Dia 22/08 (segunda) às 10h, Khrystal e Rosa de Pedra visitarão a Escola Estadual Sebastião Fernandes de Oliveira.

Para encerrar, no dia 31/08 (quarta) às 17h, no IFRN Cidade Alta, acontecerá a aula espetáculo “A História Musical do RN”, com Zé Dias Júnior e convidados.

“O projeto Mada faz Escola tem como objetivo aproximar a cena musical potiguar do público jovem, por que entendo a escola como a primeira experiência e contato com a música. Muitos artistas daqui fizeram seus primeiros acordes ainda na fase escolar. Então é muito importante atualizar esses jovens sobre o que anda acontecendo aqui em Natal, abrir os ouvidos dessa nova geração para uma música autoral jovem e criativa”, comentou o produtor Jomardo Jomas Azevedo.
O “MADA faz Escola” faz parte da programação de 18 anos do festival MADA. O Festival tem patrocínio da Cosern e Operadora Oi através da Lei Câmara Cascudo do Governo do RN, Edital Funarte e Ministério da Cultura e Unimed através da Lei Djalma Maranhão da Prefeitura de Natal.

AGENDA DAS ESCOLAS

04/08 (quinta) às 9h - Cei Mirassol: Luisa & Os Alqumistas e Luiz Gadelha & Os Suculentos

08/08 (segunda) às 9h - ONG Atitude Cooperação: Ilha da Música

10/08 (quarta) às 9h - Escola Estadual Francisco Ivo: Caboclas Mc e Rosa de Pedra