Com o tema “A Vigilância Sanitária na perspectiva do SUS e da Sociedade”, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), deu início, na tarde desta segunda-feira, no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, à V Semana de Vigilância Sanitária de Natal.

“O trabalho da vigilância sanitária é de uma importância fundamental na vida de uma sociedade, de uma cidade, na vida de um país. É um trabalho que está no nosso dia a dia, na qualidade da água que bebemos, nos alimentos que comemos”, afirmou o Prefeito Carlos Eduardo.

Segundo o chefe da Vigilância Sanitária (Visa Natal), José Antônio de Moura, o principal objetivo da Semana de Vigilância Sanitária é mostrar e explicar à sociedade natalense que a Visa é parte integrante do SUS e os impactos diretos e indiretos das ações desenvolvidas diariamente pelo órgão no município, especialmente voltadas para a promoção à saúde e prevenção a doenças e agravos que possam comprometer a qualidade de vida da população.

“Iremos discutir com a sociedade os campos de atuações da vigilância sanitária. Mostrar como o nosso trabalho está presente no dia a dia da população, tanto ao acordar como ao anoitecer, na água que bebemos, nos hospitais, nos produtos de saúde e demais serviços”, disse José Antônio de Moura.

As atividades da V Semana de Vigilância Sanitária de Natal acontecerão a partir desta terça-feira (02), no anfiteatro do Parque das Dunas, e se estenderão até sexta-feira (05), sempre das 8hs às 17hs, com contação de histórias por Daluzinha Avlis, apresentação do projeto “Minha Horta”, experiências exitosas de Vigilância em Saúde e momento cultural na tenda montada especialmente pela SMS, a “Tenda da Visa”. As atividades irão contar com a participação de alunos da rede municipal e estadual e no último dia, terá ainda momento de integração com dança circular.

Todos os dias serão realizadas também mesas temáticas com diversos temas que irão informar e esclarecer dúvidas da população. Na terça-feira o tema é “A promoção da Alimentação Saudável no Ambiente Escolar: Avanços e Desafios”. Na quarta-feira será feita mesa temática sobre “Os riscos da automedicação”. No quarto dia, “A importância da atividade física na promoção da saúde” e no quinto e último dia, “Desafios do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária”. Todas as mesas contarão com a participação de representantes da SMS, Visa Natal e outros órgãos envolvidos.