O SAMU Natal, por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP), realizou três treinamentos diferentes entre os dias 28 e 29 de julho. Com foco no estudo contínuo para os profissionais, o Núcleo organiza reuniões de capacitação quase que diariamente, atendendo também empresas que buscam instruir seus funcionários com manobras que podem salvar vidas até a chegada do socorro especializado.

Na quinta-feira (28) pela manhã, foi realizada a primeira capacitação por meio de um treinamento de suporte básico de vida para funcionários da TV Ponta Negra. Administrada por Jair Góis, instrutor do NEP do SAMU 92 Natal, foram trabalhadas duas manobras diferentes, reanimação cardiopulmonar e desengasgo. São manobras que quando praticadas por uma pessoa leiga até a chegada do SAMU podem ajudar a salvar a vida das vítimas.
O evento aconteceu em razão a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) que as empresas realizam anualmente dentro de suas instituições, momento para trabalhar os primeiros socorros dentro das empresas e na última quinta foi a vez da TV Ponta Negra.
Ainda na quinta, o núcleo organizou uma oficina de atualização de cateterismo visceral de alívio e demora para a rede municipal de saúde. Durante o encontro, a professora Renata Lima trabalhou com enfermeiros da rede de atenção as urgências para resgatar o conhecimento técnico e realizar algumas discussões sobre a implantação da troca de sonda vesical pelas unidades básicas.

Segundo a instrutora, aproximadamente 35 enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde participaram da forma ativa nas discussões, ajudando a difundir o conhecimento nas unidades. “Revimos o protocolo, definimos alguns procedimentos específicos para a atenção básica e sugerimos que a mesma defina um protocolo único para todas as unidades de saúde e para a realização dessa troca”, comentou.

Já na sexta-feira (29), a capacitação ocorreu durante o dia inteiro, manhã e tarde, no auditório do NEP, com os novos condutores que possivelmente integrem o quadro da empresa que operacionaliza o SAMU ou fiquem no cadastro de reserva para que a qualquer momento possam ser acionados. Desta forma, caso precisem tirar a folga de alguém, férias, ou até mesmo substituir um profissional da equipe eles estejam aptos graças ao treinamento.

Durante o treinamento foram trabalhadas técnicas de mobilização, rolamentos, suporte básico de vida, manobras de desengasgo, retirada rápida, extração da vítima com o uso do ked, entre outros assuntos próprios do profissional condutor que trabalha no SAMU como legislação de trânsito e sinalização horizontal e vertical.