O secretário municipal de Meio Ambiente Urbanismo, Kalazans Bezerra, representou a prefeita de Natal, Micarla de Sousa, durante o lançamento do Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS) de conscientização sobre esgotamento sanitário. O evento, promovido pela Caern em parceria com a Fundação de Apoio a Educação e Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern), ocorreu na manhã desta terça-feira (26), na Oscip Gente Feliz, em Cidade Nova. Na oportunidade, Kalazans Bezerra destacou o interesse da Prefeitura em apoiar ações desta natureza.

Um grupo de teatro de mamulengos abriu o evento exibindo uma peça sobre esgotamento sanitário, onde os bonecos João Redondo e Benedito, com o uso de repentes e rimas, orientaram as crianças e adolescentes alunos do Núcleo Social de Cidade Nova sobre os cuidados que se deve ter com o esgoto. Eles mostraram porque não se deve jogar lixo no vaso sanitário, deixar óleo de soja entrar pelo ralo da pia e areia pelo ralo do banheiro, como também não fazer ligação de água da chuva na caixa de gordura.

O secretário Kalazans Bezerra enfatizou sobre a responsabilidade de cada em manter o uso correto da rede de esgoto, pois além de garantir a higiene pessoal ainda melhora a qualidade de vida da população. “É importante que vocês assumam o compromisso de repassar a outras pessoas todas as informações aprendidas aqui hoje, assim teremos uma cidade cada vez melhor”, disse ele.

O Projeto de Trabalho Técnico Social, que tem como objetivo desenvolver ações de mobilização, sensibilização e conscientização da população, é executado pela Funcern sob a coordenação da Companhia de Águas e Esgoto do RN (Caern) e leva ensinamentos sobre os direitos e deveres da comunidade atendida pela Bacia EFK, que abrange os bairros de Cidade Nova, Bom Pastor, Guarapes, Felipe Camarão ,Quintas e Bairro Nordeste.

De acordo com a coordenadora do Programa, Wagna Dantas, “O trabalho é de orientação e educação junto as comunidades e a idéia é passar a importância do saneamento básico e quais os cuidados que devemos ter com a rede de esgotos. ”, explica.

Participaram do lançamento do projeto Valdeleda Medeiros, presidente da Oscip Gente Feliz, Roberta Medeiros representando a Caern, Jairo José dos Santos representando a Funcern, além de diretores de escolas, agentes comunitários e membros de Conselhos Comunitários.