A tradicional Praça das Mães, localizada no entroncamento das ruas Câmara Cascudo e Padre Jão Manoel, na Cidade Alta, foi revitalizada pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) e recebeu o nome de Praça das Mães Martha Salem, artista que se destacou em Natal por oferecer cursos gratuitos de alemão e artes plásticas. “Ela faleceu no ano passado e através de uma proposição do vereador Hermano Morais, recebeu esta digna homenagem”, ressaltou o filho da homenageada, Minervino Salem.

Para marcar a nova fase, a prefeita do Natal, Micarla de Sousa, inaugurou no início da noite desta segunda-feira (25) a nova praça, onde o artista plástico Dorian Gray Caldas também revitalizou o painel pintado em 1985, que representa as várias facetas sociais de uma mãe negra, nordestina e branca, com seus filhos.

Segundo o titular da Semsur, João Bastos, a praça faz parte do projeto Adote o Verde, no qual cidadãos, empresas e instutições se conprometem em preservar e manter praças e canteiros da cidade.”A Martha Salem foi adotada no ano passado pelo escritório de advocacia Cleto Barreto, que fica em frente ao local”, informou João Bastos.

“Martha deixou sua semente nesta praça, que é um espaço sui generis para cidade, pois além de ser um espaço aconchegante, tem um belíssimo painel de Dorian Gray e por isso tem um grande significado histórico e cultural para Natal”, ressaltou Micarla de Sousa.Também compareceu à inauguração o secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde), Francisco Soares de Lima Júnior.

O vereador Hermano Morais destacou a importância de Martha Salem para cidade. “Ela esteve sempre à frente do nosso tempo, pois como professora de alemão e pintura, não cobrava por suas aulas. Sempre com sobriedade, nunca perdeu a alegria de viver, reuniu todas as qualidades de uma mãe e chegou a morar durante muitos anos em frente à praça que hoje leva seu nome”, destacou o vereador.