O quarto Telecentro Comunitário de Natal foi inaugurado nessa segunda-feira (25) à tarde, no bairro do Guarapes, no espaço onde também funciona o Centro de Referência de Assistência Social (Cras).  O telecentro dará acesso à Internet, além de permitir a realização de cursos de qualificação à distância, aulas de informática e até mesmo impressão de documentos, tudo de forma gratuita.

Segundo a secretária municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), Rosy de Sousa, até o final do mês de abril serão 10 telecentros instalados na capital potiguar. “Estas unidades proporcionam qualificação profissional e inclusão digital, preparando as pessoas para o mercado de trabalho.”, informou a secretária.

A prefeita do Natal, Micarla de Sousa, destacou a importância dos telecentros, que trazem uma ocupação sadia para toda população. “Muitas vezes os jovens dos Guarapes não têm o que fazer e dessa forma ficam à mercê de muitas coisas negativas como as drogas e a violência urbana. Nestas unidades informatizadas eles terão oportunidade de se qualificar através de cursos à distância. Os telecentros funcionarão como excelentes centros de inclusão digital”, destacou a chefe do executivo municipal.

Telecentros

A Prefeitura Municipal do Natal desenvolveu o projeto dos elecentros em Natal, através de uma parceria com o Ministério das Comunicações, que disponibilizou dez computadores, ponto de banda larga, projetor, mesas e cadeiras para cada um dos centros. A Prefeitura entra com o espaço e a operação, incluindo os orientadores que auxiliam os usuários a utilizar os computadores. Já foram inauguradas as unidades do Panatis, Cidade Nova e Mãe Luiza.