A prefeita Micarla de Sousa participou, às 18 horas desta segunda-feira (06), no ginásio do Palácio dos Esportes, da aula inaugural do Projovem Urbano de Natal, que este ano beneficiará na capital potiguar 7,5 mil jovens entre 18 a 29 anos, com aulas de ensino fundamental, qualificação profissional e cidadania.

“Espero que com este programa vocês experimentem a inclusão social em suas vidas, se tornando cidadãos melhores e conscientes de seus direitos e deveres”, destacou Micarla de Sousa. “Estou aqui porque é muito importante incentivar a juventude natalense quanto a sua educação. Acredito em seu potencial e que ao final desta jornada vocês serão muito bem recompensados”, completou a prefeita.

Inclusão social

No evento, a coordenadora executiva do Projovem Urbano para Natal, Terezinha Araújo de Farias, falou sobre este programa cujo objetivo é promover a inclusão social dos jovens participantes, que tenham parado de estudar na 5ª série do ensino fundamental, que não trabalham com carteira assinada e que desejam voltar às aulas e se profissionalizar. “Temos para o primeiro semestre deste ano 4 mil alunos inscritos e outras 3,5 mil vagas destinadas para os seis últimos meses de 2009”, informou Terezinha.

As aulas, que começam nesta terça-feira (07) em 20 escolas públicas municipais de Natal, têm duração de 1,8 meses, com conclusão prevista para outubro do próximo ano. Os estudantes recebem uma bolsa de R$ 100,00 por mês, além de aulas de ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, qualificação profissional com cursos de vestuário, construção e reparos, alimentação, telemática, além de formação para cidadania.

De acordo com a assessoria da coordenação nacional do Projovem, Márcia da Motta Brandão, o programa é ligado a Presidência da República e este ano beneficiará 150 mil jovens em todo Brasil. “É um projeto importante para inclusão social de jovens brasileiros, que não tiveram a oportunidade de terminar seus estudos. O Projovem contribui ainda para construção da identidade de políticas públicas para juventude brasileira”, ressaltou Márcia Brandão.