Objetivo é verificar as condições estruturais das lagoas para evitar transbordamentos na época de chuva.

O Departamento de Defesa Civil e Ações Preventivas da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social de Natal (Semdes) inicia nesta terça-feira (26) uma série de vistorias nas lagoas de captação da cidade. O objetivo é verificar as condições estruturais das lagoas para evitar transbordamentos na época de chuva.

“Será um trabalho em conjunto da Semdes com a Secretaria de Obras Pública e Infra-Estrutura (Semopi). Vamos verificar, in loco, a situação de cada lagoa de captação de Natal e elaborar relatórios com o intuito de evitar que essas lagoas transbordem no período chuvoso. É um trabalho de prevenção”, explicou o diretor do Departamento de Defesa Civil, coronel Marcos Pinheiro.

Nas vistorias, serão verificadas as condições atuais das bombas e toda a estrutura física, hidráulica e elétrica das lagoas. A equipe da Defesa Civil destacada para trabalhar nessa vistoria é composta por 15 servidores, a maioria técnicos no assunto.

“A Prefeitura de Natal resolveu trabalhar de forma preventiva para evitar danos maiores à população. Ao final da vistoria, vamos poder saber se há áreas de risco que precisam de um cuidado maior e centralizar esforços para evitar transbordamentos”, disse o coronel Marcos.

Natal tem atualmente cerca de 30 lagoas de captação. A previsão do coronel Marcos é de, ainda nesta terça-feira, vistoriar todas as lagoas das zonas Sul e Oeste. “Vamos iniciar o trabalho pela lagoa de São Conrado. Pretendemos concluir as vistorias na quinta-feira, nas lagoas de captação da zona Norte”, falou.

As equipes da Defesa Civil e da Semopi devem sair da sede da Guarda Municipal de Natal, no estádio João Machado, às 7h30. A vistoria na lagoa de São Conrado, na avenida Interventor Mário Câmara (antiga avenida 6), está prevista para às 8h.