Na manhã desta segunda-feira (25) foi a vez do bairro de Mãe Luíza, zona Leste de Natal, receber mais um Telecentro Comunitário. A entrega foi realizada pela prefeita Micarla de Sousa e pela secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Rosy de Sousa. O Telecentro funciona na Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Afim, localizada na Avenida João XXIII.
O Telecentro conta com 11 computadores e estrutura adequada para atender a comunidade, incluindo servidor de acesso à banda larga, impressora, projetor, entre outras tecnologias. No local também serão ministrados cursos de informática e de educação à distância.
“Essa é uma ferramenta a mais que a Prefeitura disponibiliza para os jovens de Mãe Luíza. Este é um espaço de lazer e também de estudo e capacitação”, destacou a prefeita Micarla de Sousa.
O programa é coordenado pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) e fruto de uma parceria com o Ministério das Comunicações. A unidade contará com um coordenador e quatro monitores capacitados a ajudar os usuários no melhor aproveitamento dos computadores e da Internet.
“A comunidade de Mãe Luíza reclamava um espaço como esse para dar uma maior ocupação aos jovens e adolescentes, que são o nosso público alvo, apesar do telecentro ser aberto a todos. Hoje estamos entregando este espaço principalmente para oferecer qualificação à comunidade ”, disse a secretária Rosy de Sousa.
A dona de casa e moradora de Mão Luíza há 44 anos, Vera Lúcia Carneiro aprovou a iniciativa da Prefeitura. “Eu vim justamente hoje para saber o que será oferecido no telecentro para que eu possa inscrever a minha filha”, disse ela. A filha, Vanessa Carneiro, de 15 anos, está feliz por poder contar com o telecentro. ”Eu acho bom porque a gente vai usar os computadores, vamos aprender mais e ainda ser capacitado através dos cursos que serão oferecidos”, falou Vanessa Carneiro.
O presidente da Afim, Franklin Pinto, informou que o telecentro vai funcionar de segunda a sexta, 12 horas por dia com acesso direto à Internet. “A nossa expectativa é atender cerca de 800 jovens por mês no telecentro de Mãe Luíza”, informou Franklin Pinto. Os interessados em participar dos cursos de informática e à distância já podem se inscrever. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: 3202. 5530 (Telecentro) ou 3232 9304 (Semtas).
Hoje à tarde, às 15h, será a vez do bairro Guarapes, zona Oeste de Natal receber outro Telecentro Comunitário, que está instalado no Centro de Referência em Assistência Social (Cras), na Rua Novo Guarapes, próximo à praça principal do bairro. Ao longo da semana serão inauguradas também as unidades de Neópolis, no Instituto São Judas Tadeu, e em Lagoa Seca, que funcionará na sede do Corpo de Bombeiros, na Avenida Alexandrino de Alencar. Até o meio do ano mais quatro telecentros serão abertos.
Todos os serviços são gratuitos e a meta é atingir cerca de 13 mil acessos por mês, nas seis unidades. Os computadores são equipados com softwares livres e o programa em Natal já integra o Observatório Nacional de Inclusão Digital (Onid).