A partir do dia 1° de fevereiro quem parar em fila dupla na frente das escolas de Natal será multado. A punição foi anunciada na manhã desta segunda-feira (25) no salão nobre do Palácio Felipe Camarão, durante a apresentação do projeto Via Livre nas Escolas, que passará a vigorar no início do ano letivo de 2010. A apresentação contou com a presença da prefeita Micarla de Sousa, do secretário de Mobilidade Urbana de Natal Kelps Lima, além de diretores de escolas, monitores e proprietários de transporte escolar.

“Foi muito mais fácil do que imaginávamos a implantação do Via Livre nas Escolas porque, diferente das outras intervenções do projeto, as escolas queriam isso para dar mais segurança aos estudantes, prevenir os acidentes, e proporcionar tranquilidade aos pais. Obrigada a vocês que entenderam que o papel da Prefeitura é o ordenar o trânsito e melhorar a qualidade de vida da cidade”, disse a prefeita Micarla de Sousa na apresentação do projeto.

Durante a apresentação, o secretário de Mobilidade Urbana, Kelps Lima enfatizou que o projeto tem o objetivo de melhorar o trânsito da cidade ao combater o desrespeito as leis de trânsito e evitar congestionamentos na porta das escolas, durante o embarque e desembarque de estudantes. O valor da multa para quem parar em fila dupla é de R$ 127,69. O estacionamento na porta das escolas também será proibido.

Até o momento 25 escolas aderiram ao projeto e algumas já executaram as modificações sugeridas pelos engenheiros da Semob para melhorar o embarque e desembarque de alunos, como a construção de baias. Além dessas adequações, as escolas estão realizando um trabalho de educação no trânsito para pais e alunos. Outras 10 instituições de ensino estão em fase de adaptação ao projeto.

“Nós iremos colocar nossa equipe de agentes de trânsito no entorno das escolas, mas a nossa responsabilidade será compartilhada com os monitores das escolas na orientação dos pais que receberão uma cartilha educativa sobre trânsito”, declarou o secretário da Semob, Kelps Lima.

O secretário ainda destacou que o transporte escolar receberá atenção especial.”Nas escolas participantes o transporte escolar terá um espaço exclusivo para embarque e desembarque dos alunos. Nós tivemos esse cuidado porque um transporte escolar reduz a circulação de 10 veículos particulares no entorno das escolas”, enfatizou o titular da Semob.

Inicialmente o projeto contará com 65 monitores escolares, auxiliados por agentes de trânsito para orientar os pais de alunos, segundo explica o diretor do Departamento de Educação no Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Gilenildo Santos. A partir de março, a orientação ficará a cargos dos monitores das escolas.
“Os monitores passaram por uma semana de treinamento no mês de novembro onde receberam orientações sobre legislação de trânsito, relações humanas e técnicas de embarque e desembarque seguro dos estudantes. Este é o mesmo treinamento dado aos educadores de trânsito da secretaria e, portanto, eles estão aptos a atuar como monitores”, informou Gilenildo Santos.

Tratamento diferenciado

Além de colaborarem com a melhoria do trânsito da cidade, as escolas participantes do Via Livre nas Escolas oferecem um tratamento diferenciado aos pais do alunos, segundo destacou Kelps Lima.

“O Via Livre nas Escolas é um diferencial no atendimento dispensado aos pais dos alunos. Isto porque é um serviço a mais para atrair novos alunos para essas instituições, que apresentam um espaço adequado para que os pais possam deixar e buscar os filhos com segurança ”, enfatizou o secretário.

Na apresentação do Via Livre nas Escolas, a Escola Doméstica através da responsável Maria Lúcia Azevedo, recebeu das mãos da prefeita Micarla de Sousa o certificado de “Escola Exemplo”, por ter sido a primeira a aderir ao projeto.

O representante do Colégio Salesiano, Mário Sérgio, também ressaltou a importância da parceria das escolas com a Semob. “Eu parabenizo a prefeita e o secretário Kelps Lima porque pela primeira vez nós (escolas) fomos consultados e estimulados a participar desse projeto. Agora vamos valorizar ainda mais o trânsito da cidade e cumprir o nosso papel na educação dos alunos”, declarou Mário Sérgio.