O secretário municipal de Serviços Urbanos (Semsur), João Bastos, inagurou na noite deste domingo (24), a nova urbanização e iluminação da Praça Pio X, localizada no terreno onde atualmente está a Catedral Metropolitana de Natal. O evento fez parte das comemorações pelo centenário da Arquidiocese de Natal, completados oficialmente no dia 29 de dezembro do ano passado.

O titular da Semsur descerrou a placa de inaguração da Praça Pio X, junto com o deputado estadual José Dias e o arcebispo metropolitano de Natal, Dom Matias Patrício de Macedo, este útlimo que pouco antes presidiu a celebração da missa que comemorou seus seis anos de posse como arcebispo de Natal. “Nosso objetivo com este trabalho é revitalizar um dos principais espaços voltados para fé e devoção da população natalense”, ressaltou João Bastos, titular da Semsur.

A praça

A Praça Pio X recebeu iluminação e paisagismo novos, além de ter ganho um poço para irrigação. Foram utilizado no ajardinamento do equipamento urbano plantas tropicais, que terão um sistema de irrigação automático, instalados pela Semsur, que liga e desliga automaticamente.

O sistema de irrigação conta ainda com um sensor de chuva que faz a irrigação apenas quando não está chovendo. Um sensor de unidade proporciona o uso da exata quantidade de água nas plantas. Segundo o titular da Semsur, João Bastos, foram colocadas ainda refletores ao redor da catedral, além de outros seis que iluminam o estaciomnamento. “Investimos R$ 114 mil em todo projeto paisagístico e destes R$ 58 mil para o sistema de irrigação”, informou João Bastos. Outros R$ 20 mil foram investidos para iluminação de todo o entorno da catedral.

O padre Aerton Salaes da Cunha, pároco da Catedral Metropolitana, agradeu o trabalho da Prefeitura do Natal. “A Praça Pio X está agora mais bonita e aconlhedora”, destacou padre Aerton Sales.