Dando prosseguimento à operação "Arrasta Paredão", uma das frentes da Operação Verão 2014 realizada pela Prefeitura de Natal, a fiscalização da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) apreendeu mais nove paredões de som nas ruas da capital potiguar neste fim de semana, entre os dias 10 e 12 de janeiro. Desde o início deste ano, já são 19 aparelhos de som veicular irregulares recolhidos pela força-tarefa.

Segundo informações do supervisor geral de fiscalização da Semurb, Leonardo Almeida, foram duas rondas realizadas pela orla marítima e também em bairros residenciais no fim de semana. Além da participação dos fiscais ambientais da Semurb, o trabalho contou com a parceria da Polícia Civil com agentes da Delegacia Especializada em Proteção ao Meio Ambiente (Deprema), e dos policiais do Grupamento de Ações Ambientais da Guarda Municipal (GAAM/GMN).

A primeira ronda começou na noite da sexta (10), às 22h, se estendendo até às 3h30 da madrugada do sábado (11). Foram removidos das ruas dois paredões, um em Neópolis, na Zona Sul e outro no Alecrim, na Zona Leste. Além disso, uma casa de show na Praia do Meio foi interditada e teve seus equipamentos de som recolhidos por estar descumprindo uma interdição prévia por poluição sonora, determinada pela Semurb.

Já no domingo (12), a ação ocorreu das 14h às 21h e foram apreendidos sete paredões nos bairros Alecrim, Lagoa Seca, Nazaré, Praia do Meio, Bom Pastor e Quintas, este último com dois equipamentos recolhidos.

O supervisor geral de fiscalização da Semurb conta que este fim de semana foi à primeira vez que a Deprema participou da Operação "Arrasta Paredão". "Estamos nos articulando para que a delegacia participe de maneira permanente da operação daqui para frente", afirma Leonardo Almeida. E revela também, que parte das apreensões foram feitas a partir de denúncias população, que são repassadas pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) ao GAAM.

Qualquer pessoa pode contribuir para a diminuição sonora em Natal e denunciá-la por meio da Ouvidoria da Semurb no 3232-9183, de segunda à sexta, das 8h às 14h. Ou ainda por meio do 190 nos finais de semana.

ARRASTA PAREDÃO - A operação é uma ação de caráter permanente sendo deflagrada em março de 2013, e já apreendeu 99 paredões desde seu início. Em 2014 as ações estão sendo intensificadas dentro da Operação Verão da Prefeitura.

De acordo com a Lei Municipal Nº 6246/2011, qualquer equipamento caracterizado como paredão que esteja funcionando em logradouro público ou em espaço privado de acesso público, independente do volume, é passível de recolhimento.