O cantor baiano Ricardo Chaves fez nesta quinta-feira uma visita especial ao Núcleo de Ação Social (NAS) Cidade da Esperança do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). As mais de 130 crianças assistidas pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) recepcionaram o artista com uma coreografia e coro da música “É o bicho”. A apresentação emocionou o cantor.

“Foi uma surpresa para as crianças, elas não sabiam se ele viria e por isso tiveram que ensaiar tudo em um só dia”, comenta a coordenadora do NAS Cidade da Esperança, Isabel Araújo. Ao cantor também foram dedicadas apresentações de dança Makulelê, flauta e dança suingueira. A visita foi uma homenagem que Ricardo Chaves quis prestar ao dia das crianças. Ele trouxe brinquedos e doou DVD’s autografados de seus shows, bateu um papo com a criançada e passou a tarde no núcleo.

“Aproveitem essa oportunidade que vocês estão tendo com o Peti. Ela pode ser uma luz, a chance que vai mudar a vida de vocês”, aconselhou Ricardo Chaves. O cantor gostou tanto da recepção calorosa que, ao final, convidou todas as crianças para cantarem e dançarem juntos com ele.

Chances para as crianças assistidas pelo Peti não devem faltar. A coordenadora do NAS Cidade da Esperança conta que numa excursão recente ao CAIC, o técnico da equipe de atletismo ficou fascinado com o desempenho de um dos adolescentes, Alisson Francisco da Silva, de 14 anos. “O técnico rasgou elogios e convidou o Alisson para treinar e participar da equipe. O resultado é que agora ele já vai estar representando a seleção do RN numa competição interestadual”, revela a orgulhosa coordenadora.

Sobre o Programa

O Peti combate todas as formas de trabalho infantil e, para cada criança ou adolescente inserido no programa, as famílias recebem uma bolsa de R$ 40,00 (para as áreas urbanas) ou R$ 25,00 (para as áreas rurais). Entre as atividades realizadas que fazem parte da jornada ampliada estão as oficinas de artes plásticas, artes cênicas, música, prática de esportes e recreação, oficinas de cidadania e reforço escolar.

Além disso, o Peti também promove um trabalho de conscientização com as famílias sobre os direitos das crianças e adolescentes, encaminhando-as para o Programa Bolsa Família e demais serviços da rede de proteção social.