Um incêndio criminoso destruiu aproximadamente oito hectares de mata nativa da Zona de Proteção Ambiental (ZPA-1), na Avenida Tarcísio Maia, entre as avenidas Jaguarari e Omar O’grady, em Candelária, na zona Sul da capital. O fogo, iniciado por volta das 10h da manhã de terça-feira (27), somente foi controlado por volta das 14h pela equipe do Setor de Manejo da Semurb e Corpo de Bombeiros.

O autor do incêndio, um homem contratado para limpeza de uma área particular, foi preso em flagrante e conduzido a Delegacia Especializada em Proteção ao Meio Ambiente (Deprema) pela Guarda Ambiental. Ele irá responder a inquérito policial por prática de crime ambiental. Além disso, o proprietário do imóvel que deu a ordem para a queimada também responderá a inquérito e poderá ser preso.

A área atingida é composta por dunas e tabuleiros cobertos por vegetação característica do bioma de Mata Atlântica, com espécies nativas de plantas e animais endêmicos. De acordo com o chefe do Departamento de Conservação e Recuperação Ambiental da Semurb, Gustavo Szilagyi, várias tocas e ninhos de animais como tatus, corujas, cobras e pássaros foram destruídas. “Nosso próximo passo será a elaboração de um relatório técnico com todas estas informações para ser anexado ao inquérito policial”, disse.

O secretario adjunto de Gestão Ambiental da Semurb, Ariosto Costa, informou que várias providências estão sendo tomadas para evitar outras queimadas no local. Segundo ele já foram realizadas reuniões entre a Secretaria e o Corpo de Bombeiros visando a formação de uma brigada de incêndio para a área, além disso, outras ações emergências estão sendo tomadas como a capacitar e mobiliar os guardas ambientais no combate a incêndios.

Provocar incêndio em mata ou floresta é crime inafiançável com pena de um a quatro anos de reclusão. Os responsáveis foram enquadrados no artigo 41 da Lei nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais).