A Secretaria Municipal de Saúde (SMS, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), seguindo a recomendação do Ministério da Saúde prorrogou a campanha de vacinação antirrábica até 30 de novembro de 2013, com postos volantes e nas micro-áreas de Natal. Adecisão foi tomada depois que, após 10 anos sem casos de raiva, a SMS registrou no último dia 09 de outubro, um caso da doença em cão atropelado no bairro do Planalto na cidade de Natal.

A SMS em parceria a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) estabeleceu como estratégia emergencial para enfrentamento da situação, a elaboração de um cronograma e roteiro para carro de som para divulgar os locais de vacinação; intensificação de vacinação de cães, a partir do foco, nos bairros de Planalto e Cidade Satélite; realização de vacinação nos bairros onde a cobertura foi menor que 80% da meta; além de alertar os municípios vizinhos da ocorrência de raiva canina, entre outras ações.

O diagnóstico foi realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN/ RN) em material enviado pelo CCZ de Natal, que tem como norma, recolher todo animal atropelado e coletar amostra do cadáver para pesquisa do vírus rábico, pois é sabido que cão ou gato de rua, que se deixa atropelar, pode estar sendo vítima de algum distúrbio neurológico.

A amostra do material infectado foi encaminhada pelo LACEN/RN para o LACEN/BA, em Salvador, para determinação da variante viral, o que vai permitir que os técnicos possam identificar a origem do vírus, se este veio do meio silvestre ou é de circulação urbana.

O caso de raiva é um indicador de que o vírus está circulando e que o município tem uma baixa cobertura vacinal, pois nos últimos anos não foi atingida a meta de cobertura, prevista.

“No momento a recomendação técnica é vacinar cão e gato, que não tenham sido vacinados na campanha ou que completaram a idade para fazer a primeira vacinação que se recomenda seja feita a partir dos três meses para cães e gatos”, destacou o gerente técnico do CCZ, Arimatéia da Silva.

Ele adiantou o CCZ Natal está mobilizando todo o seu pessoal até o final da campanha, completar a meta de cobertura vacinal para cães em toda a cidade do Natal. A população deve colaborar levando o seu animal para vacinar, alerta Arimatéia.
O Centro de Controle de Zoonoses Natal atende pelos telefones: 3232.8235/3232. 8236 de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e pelo 3232.8237 para o plantão de domingo a domingo, das 6h às 18h.

Calendário dos postos volantes em outubro 2013:

PLANALTO:
16 a 18/10/2013
- Vicente Rações - Rua Santa Agrestina, 169
- Leandro Rações - Rua Mira Mangue, 397.

NOVA DESCOBERTA:
21 a 25/10/2013
- Unidade de Saúde de Nova Descoberta – Avenida Xavier da Silveira – 05.

LAGOA NOVA:
28 a 31/10/2013
- Praça SESC de Potilândia - Av. Capitão- Mor Gouveia, s/n.