Um grupo de 79 professores de Artes participam de uma aula passeio intitulada “Nas trilhas da cultura visual: a construção autopoética do olhar estético/crítico do educador” na cidade de Olinda/PE, nesta sexta-feira (30), percorrendo o corredor histórico-cultural e visitando o Instituto Ricardo Brennand.

A formação continuada é uma realidade na rede municipal de ensino da cidade do Natal, que vem a atender o que sugerem as orientações da Lei de Diretrizes e Bases 9394/96 e a Lei Municipal nº. 058/2004 que fazem referências à formação permanente do educador. Atualmente, todos os profissionais do magistério, gestores, coordenadores, assessores pedagógicos e professores são contemplados com momentos de discussões a respeito da educação como um todo, tendo por eixo o processo de ação-reflexão-ação da prática educativa. Considerando este contexto, a Secretaria Municipal de Educação (SME) desenvolve ações também no âmbito da formação continuada para os professores de Artes que atuam nos Anos Iniciais e nos Anos Finais do Ensino Fundamental.

A viagem à Olinda/PE será uma das ações culturais com os professores de Artes, pois a formação do educador deste componente curricular passa pelo conhecer, apreciar e fazer arte. E conhecer e apreciar as manifestações artísticas, objetos artísticos e os patrimônios culturais local, regionais, nacionais e internacionais é um aspecto fundamental na formação desse educador, pois o conhecimento do fenômeno artístico/estético na cultura é conteúdo imprescindível no ensino dessa disciplina pedagógica. Durante o passeio haverá uma produção de um vídeo e de um portifólio fotográfico pelo grupo de professores.